Newsletter subscribe



Artigos

3 Dicas sobre como conversar com as pessoas de forma sincera

Posted: 12 de setembro de 2014 às 8:29 am   /   by   /   comments (0)

 

José Roberto Marques*

A comunicação é um importante elo entre os homens, e é a partir dela que estabelecemos relações de confiança. Desde o primórdios, a emissão de sons e sinais, gravura nas cavernas e registros dos mais variados fazem parte da nossa comunicação e, consequentemente, das nossas relações.

Conversar faz parte do dia a dia. E para que as pessoas conversem de maneira sincera, estabelecendo uma relação confiável, vale a pena anotar algumas dicas:

– Linguagem: fique atento para saber se a conversa deve ser formal ou informal. Em situações de comunicação profissional, utilize uma linguagem mais formal e correta, especialmente se for falar em público. Em conversas informais, com amigos, familiares e pessoas mais próximas, você pode utilizar a informalidade. Esteja sempre atendo a gírias e palavras de baixo calão;

– Seja claro e objetivo: dê preferência para uma comunicação eficaz e clara. Saiba sempre a mensagem que quer transmitir, e faça da forma mais objetiva possível. Pense no que vai falar para se expressar da maneira adequada. Fale o que realmente deseja. Se for algo negativo, tome cuidado com o tom de voz e utilize a sensibilidade. Seja sutil, mas verdadeiro;

– Ouça: uma conversa é sempre uma via de mão dupla. Isso significa que você deve saber falar, mas também ouvir. Ouça a pessoa com quem está conversando, sem interrompê-la, demonstre interesse e atenção ao que ela diz e procure sempre olhar nos olhos, pois atitudes assim transmitem confiança.

Vale lembrar que precisamos tomar cuidado também com as conversas e relações estabelecidas pela internet. Escreva corretamente, tomando cuidado com a ortografia, acentuação e pontuação, uma vez que elas podem dar outro sentido a sua mensagem. Além disso, não deixe de ler atentamente antes de enviar qualquer texto. Evite ser prolixo, mensagens curtas e diretas deixam a conversa mais clara e objetiva.

No mais, conversar é sempre bom, não é mesmo? Faz muito bem e é uma forma de expressar nossas ideias e pensamentos, além de ouvir o que os outros têm a dizer. Para estabelecermos relações de confiança é preciso nos comunicar de maneira sincera. Então siga as dicas e tenha uma comunicação eficiente.

*José Roberto Marques – www.jrmcoaching.com.br/sobre/#colunista – é Master Coach Sênior e Trainer, Presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Autor de diversos livros.