Newsletter subscribe



Artigos

5 dicas para construir sua marca pessoal

Posted: 16 de janeiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Sara Ferreira*

Esclarecendo, branding é um termo que trata a respeito da composição e gerenciamento de marcas. A ideia de Personal Branding é trazer esse conceito para a imagem pessoal de cada profissional. Com atitudes práticas é possível melhorar a forma como o mercado te enxerga para se destacar profissionalmente e gerar valor para sua carreira.

Preparei algumas dicas que auxiliam na criação do Personal Branding.

– Identifique o objetivo: Não se preocupe com a sua área de atuação, todas as pessoas possuem uma marca pessoal. O importante é estar focado em seu objetivo específico. Descubra quais são seus pontos fortes e o que você faz de melhor. No caso de um nutricionista, por exemplo, o objetivo dele pode estar ligado a ser reconhecido como um profissional da área esportiva ou especialista em dietas veganas;

– Atenção às atitudes: Seja no trabalho, em casa, em meio aos amigos ou nas redes sociais, suas atitudes podem acarretar tanto a valorização de sua imagem, quanto na depreciação da mesma. O que você faz gera uma experiência e uma percepção para quem está à sua volta;

– Imagem pessoal: dedique um tempo para observar sua aparência física. Importante manter o asseio com corpo, cabelos e roupas. Em caso de dúvidas sobre a vestimenta, aposte nas opções formais. Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras;

– Pratique o Networking: Vivemos em sociedade e sempre precisamos uns dos outros. Vale não pertencer a apenas um grupo. Construa diferentes redes de relacionamentos. Eventos, cursos, academias e até mesmo os grupos e fóruns nas redes sociais são ótimos locais para praticar o networking;

– Seja você mesmo: o Personal Branding envolve mais do que ter competências técnicas ou uma imagem profissional confiável. Na verdade, a grande chave desse conceito é fazer com que as pessoas percebam e desejem tê-lo por perto. É uma forma de destacar o que existe de melhor em você é não criar um personagem. Trabalhe seus valores, suas competências e suas características pessoais. Irá se surpreender com o resultado!

*Sara Ferreira, especialista em Pedagogia Empresarial da Woli, empresa referência em educação corporativa à distância