Receba a Newsletter

Artigos

5 dicas para encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Publicado em: 14 de Maio de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Sulivan França*

Você se sente sobrecarregado? Tem trabalhado de casa após o expediente ou aos fins de semana? Tem deixado de lado compromissos com familiares e amigos? Se a resposta for “sim” para alguma dessas perguntas, está na hora de parar e pensar em como equilibrar melhor a vida pessoal e profissional.

Chegar mais cedo ao escritório ou ficar até mais tarde pode acontecer algumas vezes, mas se a rotina está impedindo você de curtir os momentos de lazer e de folga, veja cinco dicas, indico para você reencontrar esse equilíbrio.

Converse com seu gestor

Mantenha seu líder informado sobre suas responsabilidades e fale sobre sua carga de trabalho atual. Se possível, compartilhe suas atividades com outros colegas que podem auxiliar nas entregas das demandas. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e o trabalho flui melhor.

Organize-se e faça uma lista de prioridades

Alguns dos motivos mais comuns para atrapalhar sua agenda de trabalho são reuniões e ligações que levam horas a fio. Por isso, estabeleça prazos e não deixe que essas tarefas se sobreponham a outras. Organize-se e, com a ajuda de um calendário virtual ou do seu próprio celular, coloque lembretes. Com certeza seu dia será muito mais produtivo.

Otimize o seu tempo

Se você utiliza o transporte público para chegar ao trabalho, esse é um bom momento para já ir adiantando alguns processos, como responder e-mails, por exemplo. Caso você queira relaxar um pouco, pode ler aquele livro que já está nos seus planos faz tempo ou colocar em dia uma série que você não conseguiu mais assistir. Se você vai dirigindo, coloque uma trilha sonora que ajude você a chegar bem ao fim do dia.

Existe vida fora do trabalho

Você já se perguntou por que o fim de semana passa tão rápido? Os compromissos sociais também são muito importantes e sinônimos de qualidade de vida. Planeje seu fim de semana e aproveite o tempo para mesclar tarefas domésticas e lazer. Pratique esportes, passeie no parque, saia para jantar ou vá ao cinema. Caso você não esteja afim de compromissos, apenas descanse. A dica aqui é se envolver com coisas que você ama e desligar o botão “trabalho”.

Desconecte-se

Somos bombardeados o tempo todo com notícias, além de checarmos toda hora a caixa de e-mails, as redes sociais e os aplicativos de mensagem. Dê um tempo do celular e dos aparelhos eletrônicos. Aproveite o momento para conversar e interagir com quem está perto de você. Esqueça por algumas horas o mundo virtual, principalmente antes de dormir. Já é sabido que os eletrônicos prejudicam o sono, e isso com certeza afetará você no dia seguinte e a sua produtividade no trabalho.

*Sulivan França, presidente da SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching, apresentador do Programa Foco & Gestão, da Record News TV, e Master Coach Trainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Administrador