9 pilares para se tornar um profissional extraordinário

Eraldo Felipe de Melo*

Estar empregado é difícil nos dias de hoje. Mas para mantê-lo e, principalmente, destacar-se dentro dele é mais difícil ainda. A luta para que seu trabalho tenha destaque não é fácil e exige determinação. As atividades bem feitas irão beneficiar a sua empresa e, consequentemente, você mesmo.

Com visibilidade, a chance de uma promoção de cargo ou até mesmo salarial aumenta. O crescimento é a melhor maneira de se transformar. Caso contrário, a mesmice e a preguiça fazem com que você permaneça no mesmo estado, paralisado na rotina diária e que não te permite evoluir.

Muitas pessoas preferem ficar na sua zona de conforto do que arriscar e se tornar bem sucedido. Existe uma caixinha que nos prende. Para se destacar e seus chefes perceberem, é preciso pensar fora dessa caixinha. Criar soluções, colocar as suas ideias em prática e fazer mais do que é atribuído para a sua função podem ser o diferencial do seu trabalho.

Como palestrante motivacional e tendo como lema “Transformações e Resultados”, trabalhando temas como liderança, motivação e empreendedorismo recomendo nove pilares para conseguir ser um profissional extraordinário:

1) Amor Próprio
Bons funcionários sabem quais são suas qualidades e defeitos. Ter um autoconhecimento e gostar de si mesmo com as suas características é fundamental para conquistar objetivos.

2) Trabalho em equipe
Nem sempre é preciso agir sozinho. A carga de trabalho pode ser muito pesada, por isso ter pessoas que possam apoiar e suporte dentro do ambiente de trabalho para a divisão de tarefas é uma estratégia válida. O sucesso pode ser coletivo.

3) Ação consistente
Ter certeza no que você faz é primordial. Tenha ideias consistentes e que realmente poderiam ser utilizadas para melhorar o desempenho da empresa.

4) Visão de águia
Enxergar oportunidades e possibilidades que o mercado oferece pode se tornar uma boa maneira de se destacar. É preciso estar atento ao que acontece, pois ali pode estar uma chance de alcançar um resultado positivo.

5) Automotivação
Motivação é necessária em qualquer trabalho. Conseguir alimentar esse desejo de buscar mais e superar desafios é uma forma de você manter um trabalho em alto nível.

6) Compromisso
Compromisso é importante, mas não no sentido de obrigação. Obrigação é algo que você deve fazer porque, como a palavra mesmo já diz, é obrigado. O compromisso de vencer em fazer algo prazeroso é o que realmente importa.

7) Foco
Não se distrair e fazer o bom uso do seu tempo com certeza trará mais resultados. Estar focado no patamar que você deseja atingir é importante.

8) Persistência
Talvez o resultado não venha tão rápido, mas é preciso continuar persistente para alcançar suas metas. Eu era faxineiro de uma empresa e em cinco anos me tornei o proprietário dela, mas porque sempre estive muito persistente e eficiente nas ações que eu tomava.

9) Sonho
Sonhar faz bem. Imaginar que você é rico e bem sucedido traz prazer e te motiva ainda mais para você trabalhar duro e chegar nesse estado.

*Eraldo Felipe de Melo é Psicólogo e Psicanalista. Contatos pelos telefones (64)-9 8122-5397| (64)-3433-1818, email contato@eraldomelo.com. Visite www.eraldomelo.com. Começou como faxineiro e se tornou proprietário da mesma empresa após cinco anos. Hoje, empresário e palestrante motivacional.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.