Newsletter subscribe



Artigos

A harmonia entre pensamento e ação

Posted: 12 de setembro de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Dominique Magalhães*

Você já prestou atenção nas ideias que exprime quando está entre amigos, família ou entre colegas de trabalho? Caso não, recomendo que preste atenção em si mesmo e compare o que você diz com o que, de fato, faz.

Sobretudo na era digital, emitimos nossas opiniões e fazemos denúncias sobre comportamentos que consideramos incorretos com mais facilidade. Apesar disso, existe algo que é muito mais difícil do que dizer ou escrever: Temos ainda algumas dificuldades de colocar em prática àquilo que o nosso pensamento e coração entendem ser o correto.

Mahatma Gandhi definia felicidade como “a harmonia entre aquilo que pensamos, fazemos e dizemos”. Quando nos intimidamos e não assumimos nossas opiniões verdadeiras, quando nos afastamos do discurso que deveríamos defender, nos distanciamos de nós mesmos. Por consequência, podemos deixar de gostar da pessoa refletida no espelho, que não corresponde à nossa essência. Quem não ama a si mesmo, não consegue ser feliz.

O assustador é que observo cada vez mais casos assim. O indivíduo coloca um adesivo no carro contra a violência no trânsito, mas fica louco se é ultrapassado; critica quem maltrata os idosos, contudo, não oferece assento no transporte público. Diz que é a favor da liberdade feminina, mas não perde a oportunidade de falar mal da vizinha que sempre troca de namorado.

Acredito que grande parte das pessoas não perceba esta oposição entre suas posições e atitudes. Por isso, todos nós, em alguns momentos da vida, devemos fazer uma pausa com o intuito de reavaliar nosso modelo de mundo.

Se o que você faz não está alinhado com sua essência e a imagem real que deseja passar, talvez seja a hora de construir novas bases em busca de uma experiência de vida mais feliz e verdadeira.

*Carioca criada na bucólica cidadezinha de Carangola (MG), Dominique Magalhães gosta de ser chamada por seu apelido: Dom. Cursou Direito, Publicidade, concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM, e, atualmente, estuda Pedagogia. Passeou por muitos caminhos até descobrir sua verdadeira vocação. Hoje, é escritora, produtora cultural e diretora de criação da Dom Produções Criativas, que tem foco em trabalhos de brandedcontent. Seu livro “O que falta para você ser feliz?” – Editora Gente – é sucesso no segmento de autoconhecimento no Brasil, e está disponibilizado no mercado internacional, com tradução para quatro idiomas. Atualmente desenvolve o projeto “Sem Malas”, obra fictícia onde a personagem principal – vítima da Síndrome do Pânico – deixa para trás a família e a bem-sucedida vida profissional para viajar apenas com a roupa do corpo, em busca de um encontro verdadeiro consigo mesma.