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A importância do Gerente Imediato na motivação de Equipes Remotas

Posted: 18 de setembro de 2013 às 7:45 am   /   by   /   comments (0)

 

Mohandas Lima da Hora*

Em tempos de mobilidade torna-se cada vez mais comum aos operários da informação e do conhecimento, o trabalho remoto. Essa nova realidade exige dos Gerentes uma postura muito mais de Liderança do que propriamente de Gerência. A essa altura você pode está se perguntando: “mas qual a diferença entre elas”?

O Líder faz com que as pessoas façam o que precisa ser feito porque entendem a importância de sua contribuição no resultado final. Como disse mestre Peter Drucker: “um bom líder faz com que homens comuns façam coisas incomuns”. O Gerente faz com que as pessoas façam o que precisa ser feito porque ele determinou que essa era sua tarefa. Parafraseando o mestre Drucker: “nenhuma equipe é melhor do que o seu Gerente permite”.

Mas como gerenciar com liderança uma equipe cada vez mais distribuída e muitas vezes sem o conhecimento pessoal dos que estão sob nossa liderança? Algumas premissas são imprescindíveis ao Gerente/Líder dos novos tempos.

Sincero interesse pelo sucesso de seus comandados

Preocupe-se com a formação de cada um dos integrantes de sua equipe como se estivesse preparando-o para ser seu chefe no futuro.

Lembro-me muito bem de um diretor ao qual eu me reportava, quase sempre que eu entrava em sua sala com uma dúvida, saia com duas. Eu ficava injuriado, para não usar termo mais forte, sem entender por quê? Sempre que eu perguntava como agir diante de determinada situação, ele me respondia com outra pergunta: O que você acha? Eu dizia o que achava e ele na maioria das vezes respondia então faça exatamente assim. Algumas vezes quebrei a cara em minhas decisões, mas só muito tempo depois percebi que ele só me permitia agir conforme eu pensava quando minha decisão, apesar de não ser a mais acertada, me propiciaria aprendizado, sem prejudicar a empresa, mas nunca sem antes ponderar alguns aspectos que eu não havia percebido. Para ele seria muito mais fácil me dizer o que fazer, como fazer, mas dessa forma não estaria me propiciando crescimento profissional e segurança na tomada de decisões. Já se vão mais de 20 anos e ainda hoje tenho muito clara, a visão de sua contribuição ao meu crescimento pessoal e profissional. Muito obrigado Carlos Mariano Gomide Ribeiro.

No caso de Equipes remotas, o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão dos liderados é imprescindível.

Conhecimento preciso de seus objetivos

A administração por objetivos é a forma mais eficaz de gerenciar equipes. Mas para que essa gerência tenha características de liderança, torna-se necessário o conhecimento dos objetivos. Parece simples, onde está a dificuldade? Mais uma vez vamos beber água pura da fonte: “Não existe nada melhor do que administrar por objetivos, desde que se saiba quais são os objetivos; 90% das empresas não sabem.”(Peter Drucker)

Saber exatamente qual o objetivo de sua equipe e o que se espera da contribuição de cada participante é primordial para manutenção do foco e da motivação.

Capacidade de reconhecimentos

Reconhecimentos está no plural propositalmente. Não se deve economizar reconhecimento por um trabalho bem feito, por um desempenho excedente. O reconhecimento, é uma das formas de feedback. O feedback positivo, ressalta áreas/tarefas onde nos destacamos, deve ser dado em público e o mais próximo possível da ocorrência do evento. O feedback negativo, aponta para áreas/tarefas onde há espaço para crescimento tanto pessoal como profissional; deve ser dado de forma construtiva, que motive quem o recebe a buscar melhoria; de preferência em particular e passado o momento emocional do evento.

Habilidade para distinguir o que é urgente do que é importante

Por fim, mas também de enorme importância, a capacidade de distinguir o urgente do importante. Exercer pressão desnecessária na equipe por assuntos “urgentes” é um dos fatores mais desmotivadores.

Um Gerente motivador filtra pressões e colhe resultados. Repassar pressão é muito simples, mas gera na equipe insegurança. O Gerente Líder, não é protetor, muito pelo contrário, como todo bom maestro sabe rapidamente distinguir em sua orquestra quem está atravessando o compasso; oferece oportunidade de correção, recomeça outra vez a peça, mas se for preciso, não hesita na substituição de quem está fora do compasso.

*Mohandas Lima da Hora – mohandas@setibr.com – é diretor da SETI Serviços Educacionais Ltda. Foi Executivo na área comercial em empresas do setor de informática, sendo os últimos 20 anos em nível gerencial e de direção em marketing e vendas. MBA em marketing pela M.M.S – Madia Marketing School. Experiência internacional em congressos de venda no Japão, USA, Argentina e México, representando a IBM e ITEC. Certificado em BCP – Business Continuity Plan, no Canadá. É instrutor da SETI no curso PRDS – Professional Relationship for Delivery and Services e Call Taker nos cursos GSS – Global Sales School da IBM Brasil.