Newsletter subscribe



Artigos

A importância do tempo e do ritmo na vida profissional

Posted: 10 de maio de 2012 às 7:26 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Embora a gente nem sempre se dê conta deles, tempo e ritmo são dois elementos muito importantes para o sucesso de qualquer atividade no dia a dia do profissional. E não é a toa que o pessoal de recursos humanos tem usado algumas dinâmicas de grupo para despertar essa importância em seus colegas de empresa.

Sem a sincronia do tempo e do ritmo as coisas ficam difíceis. Veja alguns exemplos para ilustrar.

Peça a um estrangeiro para dançar um samba. Vai ser exatamente como a gente está acostumado a ver durante o carnaval ou em bares ou festas. Ele pode até tentar mas vai se mexer, todo desajeitado, sem graça, não consegue acertar o passo com a música. Não ria porque a mesma coisa pode acontecer com você se te convidarem a dançar ou cantar um reggae, por exemplo. Coisa de ritmo.

Agora, imagine você chegando em algum lugar, mesmo em sua casa, onde existem crianças e uma delas pede para você brincar de alguma coisa ou contar ou ler para ela uma estória infantil e tem, como sempre, que ser naquele momento. Você vai dizer para ela se não pode ser depois porque você está cansado e tal. E ela começa a chorar com sua reação. Você pode dizer que o tempo da criança e o seu não estão em sintonia.

Ainda, imagine que você se encontra com a pessoa amada e vai direto para dar-lhe um beijo e ela se esquiva ou corresponde sem entusiasmo falando sobre outro assunto e dando a entender que ela está preocupada com outro assunto.

São exemplos que parecem simples demais, assim acontece na nossa vida profissional, nas atividades do dia a dia, na sua empresa, com seus negócios.

Você já deve ter percebido que tem dias em que você fica todo entusiasmado com alguma boa ideia que teve que pode se transformar em um projeto e por consequência trazer bons resultados para a sua empresa ou para o seu negócio, e quando fala pessoalmente ou liga para um parceiro leva um "banho de água" fria com a reação dele porque ele diz simplesmente que a ideia é fantástica mas que deve esperar uma melhor hora para dar sequencia e tal…Ou por outro lado, você pode se surpreender pois ele pode dizer "demorou!" porque você já deveria ter imaginado isso e daí o ritmo para implementação vai ter que ser mais rápido do que o seu…

Num outro exemplo, você pode estar trabalhando sob pressão em alguma atividade e precisa que todos os colegas envolvidos produzam com mais rapidez para que haja uma boa e rápida finalização da tarefa. Mas, pode observar que um ou outro colega não está nada ou tão empenhado com você e os demais e as coisas parecem que não andam. Daí você e seus colegas começam a reclamar do andamento e não raro o trabalho emperra e atrasa e tudo isso acaba prejudicando o resultado que se esperava dele, e, claro, afeta o desempenho seu e de todos os envolvidos. Também, pode acontecer o contrário, pois você poderá notar que todos os demais estão agindo mais rapidamente e você não está conseguindo acompanhar o ritmo e o tempo deles.

Então, como superar esses momentos e situações? A gente entende que cada pessoa tem seu próprio ritmo e seu tempo. Nas diferentes situações, ou seja, se há uma velocidade maior ou menor, é preciso que você aja, sendo líder ou não, intervindo de alguma forma para forçar esse tempo e esse ritmo das pessoas que estão envolvidas porque senão você pode haver o risco de se comprometer todo o esforço de um determinado empreendimento ao se conformar com o comportamento dessas pessoas. Certamente a melhor maneira de se conseguir um melhor desempenho é negociar o ritmo e o tempo com os demais através de conversas, reuniões e definições das metas a serem atingidas.

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).