Newsletter subscribe



Artigos

A melhor hora para falar sobre um aumento salarial

Posted: 5 de setembro de 2016 às 7:30 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Pode parecer brincadeira mas existe muita gente que não sabe escolher o melhor momento e lugar para falar sobre um aumento salarial com o seu/sua superior(a). Veja alguns exemplos de casos.

1. No corredor – aproveitar um encontro no corredor pode ser uma má escolha principalmente se a pessoa está indo para uma reunião com o chefe dela. Para falar com a pessoa que você encontrou no corredor é preciso primeiro sondar se ele está tranquila e pode falar um instante com você. Nesse caso ela pode até convidar você para ir até a sala dela.

2. Dentro do elevador – começar a falar de aumento dentro de um elevador pode ser um desastre para você. A pessoa pode descer logo em seguida e dizer que depois falará com você mais tranquilamente, e você ficará com aquele ar de quem diz “mas, …”. Pior ainda se houver mais gente no elevador, daí que você terá dado um tiro no seu pé.

3. No banheiro – falar com a pessoa porque a encontrou no banheiro pode ser bem, no mínimo, bem embaraçoso. E tem alguém que fala com a outra pessoa enquanto ela está “fechada”, entendeu? e pedindo para que você converse com ela depois…Pior, se ela estiver lavando as mãos e alguém insistir em apertar a sua mão ou dar tapinhas nos seus ombros. Além de tudo isso tem o fato de, de repente, o ambiente, o ar, pode não estar satisfatório…

4. No restaurante – imagina encontrar a pessoa na fila do restaurante e dizer “puxa! que bom encontrar você aqui, sabe o que é? é que eu queria falar sobre o meu aumento de salário…” Pior ainda é se ela estiver já sentada na mesa e acompanhada por outras pessoas e ter que ouvir coisas assim.

5. Num momento de tensão qualquer – tem momentos em que a pessoa está tensa, preocupada, por conta de ter que entregar um trabalho, um relatório, ou informação, com urgência, e chega você com aquela frase “chefe, preciso falar com você e tem que ser agora” e começa a despejar as suas razões para ter o aumento. Qual a resposta mais provável que ela ouvirá do(a) chefe?

Bom, com esses cinco exemplos já deu para mostrar bem claro quais os momentos que devem ser evitados para se falar sobre um pedido de aumento. Claro que existem outros, e a gente ficaria aqui mais tempo falando sobre eles. O importante é que você entenda que é preciso ligar o “desconfiômetro” para escolher o melhor momento para falar sobre o assunto.

Um abraço!

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora, Administradores.com. Foi um dos Palestrantes do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.