Newsletter subscribe



Artigos

A síndrome do braço curto

Posted: 18 de janeiro de 2013 às 12:13 pm   /   by   /   comments (0)

Fernando Mantovani*

Por mais incrível que pareça, apesar de toda informação disponível sobre o que as empresas esperam dos profissionais, sobre porque executivos de sucesso chegaram onde estão e quais são as características básicas que os gestores esperam, ainda vejo muitos “Horácios” por aí.

A síndrome do braço curto – que o personagem do Mauricio de Sousa ilustra muito bem – é uma das mais comuns entre as empresas. Funciona mais ou menos assim: a pessoa sabe que deve fazer aquela tarefa, seu gestor já comentou uma vez que deveria ser feito. Porém, no lugar de tomar uma ação e já providenciar para que ela seja cumprida, simplesmente ignora e se defende dizendo que não recebeu nada formalizado descrevendo que era ela que deveria completar aquela tarefa.

Se identificou? Isso não é nada bom.

Talvez começo do ano seja a oportunidade perfeita para eliminar de uma vez por todas a síndrome do braço curto da sua vida. Ser menos reativo e trabalhar mais proativamente. Entregar antes de ser cobrado.

Posso afirmar que é isso que as empresas esperam e que com essa atitude, sem dúvidas, você conquistará o cargo sonhado e o destaque merecido.

*Fernando Mantovani é Branch Manager da Robert Half São Paulo

**Do Editor