Newsletter subscribe



Artigos

A técnica de Constelação empregada nas empresas

Posted: 14 de janeiro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Juliana Isliker*

A Constelação Empresarial é uma técnica que nos permite trazer à consciência algumas regras não ditas, algumas políticas que não são comentadas e as influências que algumas pessoas ou áreas exercem nas empresas, ainda que não divulgadas claramente.

A Constelação surgiu como uma técnica terapêutica, voltada para a cura das pessoas no ambiente de seus sistemas familiares. Ela foi descoberta pelo alemão Bert Hellinger, que fez uma série de pesquisas com famílias, sistemas familiares e também empresas. A aplicação da técnica usa dinâmicas de grupo, psicodrama, inconsciente coletivo (descrito e largamente estudado por C. G. Jung, discípulo de Freud) e mecânica quântica. Depois de um tempo, percebeu-se a extensão da constelação para todos os sistemas, não apenas o familiar. Da mesma forma, percebeu-se também os benefícios de se utilizar a Constelação no âmbito organizacional.

Como funciona afinal?

As empresas no seu íntimo são formadas por pessoas. Assim, a Constelação traz à tona alguns assuntos ou problemas que estão no inconsciente das pessoas que fazem parte de todo o sistema.

Um sistema é um conjunto de pessoas que estão ligadas pelo mesmo fim. Quando falamos em sistema familiar a ligação é clara – estamos na mesma história pelos laços familiares, pelo nascimento, pela cultura familiar, pelos sentimentos envolvidos.

Quando falamos de Constelação para empresas, podemos entender o Sistema Empresarial como a empresa, que é um ser inanimado, e os funcionários que trabalham nela. É quase como se falássemos da cultura da empresa, porém de uma maneira bem mais profunda. O Sistema tem a ver com os fundadores da empresa e as histórias. Incluindo as vitórias e derrotas que esses fundadores tiveram para construir a empresa. Tem a ver com os heads de departamentos, com os diretores e vice-presidentes. As histórias se fundem e criam esse sistema no qual todos os funcionários, terceiros, associados e até mesmo os clientes fazem parte.

Um princípio da Constelação é que todos os sistemas buscam o equilíbrio, conhecendo nós ou não a história e os ingredientes dela. Vai haver uma interação e eles vão sempre buscar o equilíbrio com base nas Ordens do Amor, assim chamadas por Hellinger.

Como tais Ordens atuam nas empresas?

• Ordem do Direito de Pertencer

Nas empresas o direito de pertencer deve ser dado a todos os funcionários que trabalham lá. Isso acontece por meio de contrato assinado, ou acordo de prestação de serviços. Quando os funcionários não têm um vínculo formal, a informalidade pode estar estabelecida. Assim, o “respeito” ao funcionário é perdido e a empresa como um todo é enfraquecida.

Outra questão é quando um funcionário é desligado, por qualquer que seja o motivo. Se essa decisão é claramente comunicada e formalizada, há a aceitação e o respeito. Entretanto, caso o funcionário não pertença mais às atividades da empresa, mas fica “encostado” porque ninguém quis comunicar que ele não faz mais parte, ou porque é difícil tomar a decisão, também se perde o respeito à ordem do direito de pertencer e a empresa é enfraquecida.

• Ordem da Hierarquia

A hierarquia na constelação empresarial obedece ao tempo. Quem chega antes na empresa conhece mais sobre a cultura, sobre o histórico, sobre tudo o que aconteceu. Quem vem depois, mesmo que em um cargo mais alto, precisa respeitar quem estava antes. Isso se faz ouvindo, aprendendo e entendendo o contexto, para então poder tomar as decisões mais adequadas para aquele sistema. Se isso não acontece, a empresa e o sistema todo é enfraquecido. Como consequência, muitas vezes quem veio depois não adquire forças para continuar na empresa e acaba saindo.

• Ordem do Equilíbrio de Troca

Em uma empresa, o funcionário presta um serviço dedicando horas de seu trabalho. Enquanto que a empresa o recompensa por isso, pagando seu salário e benefícios previamente acordados – isso é uma troca equilibrada.

Quando a troca é desequilibrada para qualquer um dos lados, ou seja, a empresa dando demais, sendo paternalista, ou o funcionário dando demais, trabalhando mais do que é esperado ou pelo que recebe, há um novo desequilíbrio, que impacta a empresa como um todo.

Emaranhamentos

Nos três casos, quando as ordens não são cumpridas, há o que chamamos de “emaranhamentos”, que são como se fossem “nós energéticos”. Onde se forma este nó, a energia positiva deixa de fluir.

Mas por que os emaranhamentos acontecem? Quando fazemos uma constelação podemos entender o que há por trás, podemos olhar para o que não conseguimos ver através do nosso conhecimento apenas da superficialidade, e não dos sistemas como um todo, e podemos colocar em ordem, tendo mais consciência de onde estão os problemas e começarmos a agir!

A Constelação Organizacional pode ajudar a empresa que passa por questões financeiras a decolar, ajudar a encontrar funcionários que tenham mais a ver com o perfil da empresa, ajudar a organizar e direcionar problemas e criar consciência para uma gestão mais equilibrada.

Como referência no Brasil, a Natura, a GE e algumas outras empresas de ponta já utilizam a técnica da Constelação Organizacional em sua gestão.

*Juliana Isliker http://www.julianaisliker.com.br/ é coach executiva, especialista em constelação, consultora organizacional, e engenheira civil pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Pós-Graduada em Educação de Adultos e Gestão de Pessoas pela PUCCAMP, com MBA em Recursos Humanos na USP-FIA e Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com aprovação do ICF (International Coaching Federation), dos EUA.