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A virtuose no trabalho

Posted: 10 de junho de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Sempre admirei profissionais por serem virtuosos (palavra de origem latina virtus, que significa virtude, habilidade, excelência) em suas atividades profissionais. Virtuoso é aquele profissional que dá tudo de si (e demonstra com suas expressões que realmente está) na atividade que está desenvolvendo. Geralmente você usa essa qualidade para falar de músicos.  Só para lembrar alguns desses, podemos falar de instrumentistas como o nosso conterrâneo Yamandú Costa, ou Yanni, ou Jimmy Page, Stephen Stills, David Crosby, Alvin Lee, Steve Vai. Esses, em especial, são aqueles que ao tocar um instrumento, adotam uma postura de que estão vivendo cada nota em seu mais profundo íntimo, mexendo-se, fazendo caretas, improvisando, suando. Claro que em cada área profissional podemos citar muitos outros talentos, dos quais você pode falar sem medo de cada um “esse gosta realmente do que está fazendo!”.

Virtuose é uma atitude que deveria ser sistematicamente adotada por todos os profissionais no dia a dia, seja qual for a atividade que estiver desenvolvendo. As empresas deveriam estimular essa postura em seus ambientes de trabalho.

Uma pessoa envolvida em vendas acrescentar ao fazer uma demonstração de um serviço para um cliente, com entusiasmo, explicando a ele mais detalhes do que os normais, explorando os seus benefícios. Isso encanta um cliente. Como exemplo, lembro que fiquei admirado durante a visita a um hotel de rede internacional para conhecer as instalações. A Gerente de Atendimento mostrava cada aposento com tantos detalhes mas dedicou tempo especial para falar sobre a qualidade dos lençóis, que eles tinham 320 fios, pegando e convidando a tocar naquele tecido com tanta delicadeza como se ela fosse a própria dona do hotel. A gente sai de uma visita dessas bem impressionado.

Num outro exemplo de virtuose em vendas de produto. Você já observou como uma pessoa virtuosa apresenta a você uma jóia ou um perfume ou até mesmo um sapato? Você já observou como ela manipula cada peça? Veja que ela pega cada peça em sua mão com cuidado, como se fosse a mais valiosa no mundo, mostra a você de maneira cuidadosa, e fala sobre os seus diferenciais. Você se encanta e acaba comprando aquele produto.

Assim também deveria agir uma pessoa envolvida em atividades administrativas. Ao atender a uma ligação externa, demonstrando entusiasmo e disponibilidade de ajudar a pessoa, de alguma forma. Ao ser solicitado a fazer algum trabalho, responder com presteza e boa vontade em atender ao pedido. Ao tratar colegas, irradiando simpatia. Executando as suas tarefas de modo a demonstrar que realmente gosta do que está fazendo. Isso acaba contagiando os demais colegas a fazerem o mesmo em suas tarefas.

Que tal passar a ser um virtuoso na sua área de atuação?

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.