Newsletter subscribe



Artigos

Marche, acredite, as muralhas cairão

Posted: 17 de junho de 2016 às 9:49 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Certamente muita gente está preocupadíssima com a crise que se abate sobre o nosso país. Além de tantas notícias desanimadoras envolvendo os nossos dirigentes, ainda temos que esperar sinais de recuperação da economia, ainda que que especialistas digam que ela deverá melhorar apenas no segundo semestre deste ano. Enquanto o desemprego aumenta em todo o país, as poucas oportunidades são também concorridíssimas. É triste ver as imagens transmitidas pela televisão feitas em uma cidade do estado de Santa Catarina quando uma multidão se formou para disputar algumas vagas.

Sim, a situação está complicada. Falta emprego, falta grana, mas uma coisa não pode faltar: Fé. Isso mesmo, não podemos nos deixar levar pelo mundo das aparências onde temos que enfrentar diariamente uma série de desafios.

O que temos que fazer é continuar a caminhada para fazer as coisas acontecerem. Diria você “Ah! Eu não tenho mais forças para ir atrás de um emprego!”. Ou “não sei como vou pagar as minhas contas neste mês” diria outro. Ou ainda “se continuar assim terei que fechar as portas” diria um empresário.

Talvez seja interessante lembrar uma passagem da Bíblia que narra a queda das muralhas de Jericó. Josué foi orientado por Deus para, durante 6 dias, marchar ao redor das muralhas da cidade. Sem batalhar, apenas marchar. E no sétimo dia, ele deveria marchar e apenas tocar as trombetas. E aguardar. O que aconteceu, os cristãos sabem bem: as muralhas caíram.

Talvez Josué e o povo deva ter pensado: mas, como? apenas marchar? nós não vamos batalhar com os habitantes de Jericó? E a nossa fama de exército bem-preparado? Não foi preciso usar a força humana. Através da Fé, as muralhas caíram.

Será que essas palavras que estão na Bíblia não poderiam servir para você neste momento em que você está enfrentando essas batalhas?

De repente, seus diplomas, seus relacionamentos, sua inteligência, parecem que não servem para nada, pois não estão trazendo os resultados esperados.

O que fazer? Desistir? Não, ainda que até este momento você não tenha conseguido o que queria, continue andando, continue marchando, crendo que Deus pode fazer acontecer o milagre que você espera. Lembre-se: pode ser impossível para outras pessoas, não para você, se você acreditar.

Abraços,

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.