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Ambiente profissional ou familiar?

Posted: 18 de outubro de 2015 às 11:40 am   /   by   /   comments (0)

Mônica Bastos*

Ambiente profissional ou familiar? É uma questão muito oportuna para ser pensada especialmente nos últimos tempos.

As empresas são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Atualmente as pessoas passaram a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, passando a constituir a competência básica das organizações, isso graças ao seu capital intelectual. As organizações dependem direta e indiretamente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir no mercado e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Mas as pessoas também dependem das organizações para atingir seus objetivos pessoais e individuais, recebendo das mesmas, salários, benefícios, segurança e retribuições. Na verdade há um processo de reciprocidade na interação entre pessoas e organizações. Cada uma das partes depende uma da outra, promovendo uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos, ou seja, uma relação de duradoura simbiose entre pessoas e organizações.

No entanto, o índice de profissionais insatisfeitos com a carreira ou emprego aumentou consideravelmente nos últimos anos. As maiores reclamações estão sempre relacionadas ao ambiente de trabalho, ou seja, a equipe, ao chefe, ao salário, a possibilidade de crescimento, entre outras. Há muitos profissionais bem sucedidos, que são respeitados pelos chefes e até admirados pelos colegas. Mas também há profissionais que perderam totalmente o respeito e admiração de todos. Porque isso acontece?

Grande parte dos problemas pode ser atribuída a fatores comportamentais. De maneira imperceptível, muitos profissionais passam maior parte do dia se relacionando com colegas de trabalho e clientes. Essa aproximação quando exagerada pode trazer uma inversão de papéis e consequentemente conflitos de identidade. O ambiente de trabalho passa a ser considerado um ambiente familiar. O chefe e os colegas de trabalhos se transformam em melhores amigos e muitas vezes confidentes.

O que todo profissional precisa compreender é que o ambiente de trabalho, por mais tranquilo que seja, é uma empresa que busca a todo custo gerar lucros e se destacar em um mercado altamente competitivo. Para isso ela não precisa de amigos e sim de colaboradores que desempenham a função de maneira que os seus objetivos sejam alcançados.

Por mais amigável e solícito que um colega possa parecer, não se esqueça de que ele está ali para trabalhar com o intuito de prosperar profissionalmente e também financeiramente. Ninguém busca um emprego com o objetivo de fazer novas amizades. Não que elas não possam acontecer. Mas é preciso aprender a separar as coisas para que lá na frente não venhamos a nos decepcionar com algumas atitudes que nos desagrada, causando conflitos interrelacionais. Desta forma o colega, confundido com amigo, passa a ser inimigo. E o ambiente tranquilo passa a ser considerado um campo minado.

Tratar os profissionais como recursos organizacionais é um desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva. Tratá-los como amigos é levá-los a confundir o ambiente de trabalho com a própria casa. Para que tudo ocorra bem, o profissional, a empresa e os colegas devem compreender que são apenas parceiros e colaboradores dos negócios da empresa, nada mais que isso.

*Mônica Bastos Mônica Bastos é Escritora, Coach , Palestrante de Liderança, Conferencista e Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Administrativo no Ambiente de Trabalho. Autora do livro Um Líder Recrutado por Deus e coautora do livro Damas de Ouro. É Professional & Self Coaching; Business and Executive Coaching; Coaching Assessment; Analista Comportamental; Coaching de Carreira pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, com Certificação e Reconhecimento Internacional pelo: ECA European Coaching Association, ICI – International Association of Coaching e GCC – Global Coaching Community. Possui formações e certificações em: Administração de Empresas, Liderança, Recursos Humanos, Passos para Excelência, Processo de Comunicação e Comunicação Institucional, Gestão de Qualidade: Visão Estratégica, Treinamento One Day Mastery (Coaching Especialista) e Estratégias de Branding. Artigo publicado anteriormente no portal da Revista Atitude.