Pages Navigation Menu

 

Amigos x Colegas de trabalho


 

Nelson Fukuyama*

No ambiente de trabalho, você acaba convivendo com pessoas de perfis sociais e econômicos diferentes do seu, e muitas vezes com preferências diferentes das suas. Será que é possível chamar alguma delas ou todas elas de amigos ou são apenas colegas de trabalho?

Colegas de trabalho são aquelas pessoas com as quais você mantém um relacionamento que fica restrito aos cumprimentos básicos e obrigatórios como “bom dia”, “oi” e “como vai?” apesar de trabalharem por exemplo em uma mesma sala ou usarem o mesmo elevador. Com essas pessoas você discute os assuntos ligados ao trabalho e a empresa. E só.

Já os amigos são aquelas pessoas com quem você tem mais afinidade podendo até fazer certas confidências pessoais ou profissionais, sabendo que elas estarão prontas para ouvir e dar uma força quando necessário.

Quando identificar cada tipo?

No dia a dia essa definição de colegas e amigos fica bem visível, embora haja exceções. O amigo você reconhece quando tem que desenvolver um trabalho complicado e você precisa de uma pessoa ao lado para lhe dar pelo menos algumas explicações. Amigos têm paciência para ouvir, analisar e dar orientações. A qualquer hora e lugar. Amigo está sempre pronto para te apoiar, para cumprimentar por um trabalho bem feito. Amigo não tem ciúmes quando você se sai melhor do que ele. Mesmo quando você tem a chance de se tornar superior dele ou ter um aumento de salário maior que o dele.

Colegas de trabalho nem sempre agem assim. Eles nunca estão disponíveis para qualquer ajuda, muitas vezes torcem para que você “quebre a cara” para depois comentar seu fracasso com os demais. A situação fica pior ainda se você se sair bem em algum trabalho, ou tiver um aumento salarial ou ainda mais se for promovido a chefe dele.

Muitas pessoas se desapontam por não saber idenficar quem são as pessoas que merecem confiança e amizade. Em sua maioria, o ambiente profissional não permite que você seja o “amigão” da turma, como nos temos de escola ou faculdade.

Então, você tem mais amigos ou mais colegas de trabalho?

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Teve passagens por empresas de consultoria externa (atuais PriceWaterhouseCoopers, Ernst&Young, Binah), Conglomerado Financeiro nacional (Banco Itaú e Itaúsa), e empresas multinacionais (AkzoNobel, Laporte Group PLC e Walbro) como Auditor, Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração