Newsletter subscribe



Artigos

Aos Professores, com carinho!

Posted: 15 de outubro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nesse dia 15 de outubro certamente nós teremos a atenção voltada para a mídia que dará notícias, fará reportagens e mostrará homenagens em todos os cantos do nosso Brasil aos PROFESSORES, esses personagens tão importantes para a nossa vida e que, infelizmente, são obrigados a lutar uma penosa batalha diária para cumprir a sua missão.

Afinal, temos que concordar que, Professores ou Mestres, nós teremos o todo tempo em nossas vidas, em momentos diferentes.

Bem no início da nossa vida, lá está ela, a Professora que nos ensinou o b-a-bá, o 1+1=2, as primeiras boas maneiras, as primeiras notas musicais, a escrever a letrinha em cursiva e a ler as nossas primeiras palavras. Nosso primeiro Professor de educação física, por seu lado, ficará sempre na memória com uma imagem de “durão” para nos fazer suar e chorar durante os exercícios físicos.

Mais adiante, sempre manteremos em mente aquela(e) Mestre de matemática, com as suas equações e inequações. Sem contar os “abençoados” Mestres de Física, Química, Geografia, História, Português e da Redação que nos arrasavam com as suas aulas que teimavam em permanecer em nossa mente por mais que dois dias, até que viessem as provas (benditas sejam as ‘colinhas”) cujas avaliações jogavam sobre nós o peso da mais completa incapacidade de entendê-las como importantes para a nossa vida do dia-a-dia.

E, em nível mais superior da nossa educação, os Mestres que despertaram – e despertam  – em nós a capacidade de raciocinar sobre as mais diferentes correntes de pensamentos jurídicos, tributários, filosóficos, que nos mostram quais as diferentes maneiras de conduzir um negócio ou uma empresa.

Como se pode ver, os Mestres continuam nos ensinando muito no dia-a-dia, na continuidade dos nossos estudos, Mestrado, Pós, Doutorado e pós-Doutorado.

No nosso trabalho, lá estão os nossos Mestres no papel de superiores hierárquicos.

Na vida pessoal, eles agem no papel de líderes religiosos, que sempre estão ali nos conduzindo, orientando, direcionando para darmos os passos certos.

E assim, se você parar um momento no seu atual estágio de vida, profissional e pessoal, se lembrará com carinho e com gratidão, dos MESTRES que estiveram – e estão – sempre ao seu lado assim como eu.

Eu me lembro de muitos. Em especial da dona Arminda, minha primeira Professora, do pe.Devanir, do pe. Mário, do pe. Ângelo, da Terezinha, da Dolorata e seu marido Jaime, do Valtinho, do Agmon, do Charles, do Guedes, do John, do Carlos M., do Hideo, do Diego, do Duane, do Marco, do João, do José Henriques, do Orivaldo, do Carlos Antônio, do Ricardo, do Milton, do Edélcio, do Valter, do Chris Booth, do George, do Max,  da Shin, do Pr. Nobu,  do Pr. Ed, da Josiane, da Matilde, da Ivy e outros tantos.

Sem contar, claro, os meus (e nossos) familiares, com quem aprendemos tanto diariamente!!!

Portanto, é mais do que justo render as nossas homenagens aos nossos MESTRES neste dia 15 de outubro.

Parabéns, Mestres, Deus lhes dê sabedoria e força para continuar a ensinar pessoas.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.