Newsletter subscribe



Artigos

Apenas uma coisa de cada vez

Posted: 24 de maio de 2012 às 6:00 pm   /   by   /   comments (0)

Fernando Oliveira*

É fato que estamos vivendo um momento sem precedentes na história da humanidade. A evolução tecnológica, científica e comportamental tem mudado quase tudo. O mundo globalizado fez dos profissionais, verdadeiros “maratonistas”, que se desdobram em jornadas de trabalhos cada vez mais intensas para conseguir mostrar competência e entregar os resultados que as empresas precisam.

Eu mesmo me sentia em uma corrida, onde sempre havia alguém à minha frente, e na tentativa de alcançar os primeiros lugares, corria cada vez mais. Eu era o que poderíamos dizer de “homem polvo”, um ser multitarefa que fazia 10 coisas ao mesmo tempo, mas que no fim, produzia muito pouco. O resultado disso era cansaço, estresse e frustração.

Foi só a partir do ano passado que resolvi endireitar as coisas e tomar de volta o controle sobre minha vida.

O que posso dizer é que hoje consigo produzir muito mais; artigos, vídeos e ideias do que há um ano. Para isso, tive que diminuir o ritmo por um tempo, o que meu deu uma baita sensação de estar improdutivo, mas percebi que essa sensação vinha da crença de que atividade é igual a produtividade. Logo que comecei a fazer apenas uma coisa de cada vez, vi minha produtividade aumentar dramaticamente e obtive controle do meu tempo. Não que esteja perfeito, mas com certeza está muito melhor do que era antes.

Tenha consciência de que sempre haverá pessoas à sua frente e sempre haverá pessoas na sua cola. Minha percepção é a de que não preciso competir com ninguém, porque sou único, e olhando agora, vejo que não há ninguém à minha frente e também ninguém atrás de mim. Vejo pessoas na minha área de atuação realizando um trabalho competente, mas que é diferente do meu.

Se você pegar uma receita de bolo e der para duas pessoas diferentes, o resultado não será igual. Da mesma forma que, as coisas que você faz são únicas, porque simplesmente se fosse outra pessoa fazendo aquilo que você faz, o resultado seria completamente diferente.

O controle sobre sua própria vida, vem da auto consciência, de aceitar que não importa o que esteja fazendo hoje, você é único(a), e pode realizar coisas realmente fantásticas, isso, se conseguir deixar de ser o homem ou a mulher polvo e colocar seu foco e paixão no que estiver fazendo. Não tenha medo de se tornar improdutivo(a) ao fazer uma coisa de cada vez… Apenas faça!!!

Para você ter uma ideia, escrevi esse artigo em apenas 15 minutos, ouvindo musica clássica e agora, vou fazer uma pausa para o café, e depois outra coisa até o final, e depois outra e outra.

Forte abraço e sucesso sempre!

*Fernando Oliveira é um dos palestrantes mais dinâmicos e criativos da atualidade – www.fernandooliveira.com.br