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Artigos

Aprendendo a aprender

Posted: 1 de junho de 2012 às 6:16 pm   /   by   /   comments (0)

Eduardo Zugaib*

Já dizia o ditado que mais vale aquilo que se aprende que aquilo que te ensinam. Sabedoria popular que distingue claramente a diferença entre aprender e ser submetido ao ensino, ou melhor, do decidir aprender do que esperar que ensinem. A diferença mora na decisão pessoal.

Mesmo que durante um ano inteiro um professor tente ensinar determinada matéria aos seus alunos, se ele não contar com a contrapartida deles através do desejo de aprender, tudo se torna mais difícil. É o principal desafio do professor: mais que ensinar, que aplicar seu vetor de conhecimento em direção aos alunos, é preciso estimulá-los a aprender, despertá-los para o desejo de querer saber mais sobre aquele assunto. E para aprender direito, sejamos alunos na escola ou na vida, é preciso ter uma noção sobre as etapas que separam o despertar da necessidade de certo conhecimento, até a transformação dele em uma habilidade.

Este processo se inicia na fase em que ainda somos inconscientes e sem habilidade alguma em relação ao que queremos aprender. Aprender a ler, por exemplo. Quando nos apresentaram um livro ou jornal pela primeira vez, estes objetos nos causaram uma estranheza muito grande. Logo passamos a ter consciência da necessidade de ler, porém ainda sem a devida habilidade. Nos enroscavámos com as palavras, com as silabas tônicas e tudo aquilo que conferia forma e ritmo ao texto. Essa foi a segunda etapa. Na etapa seguinte, mantivemos a consciência da necessidade de ler, porém, agora já acompanhada de certa habilidade. Os olhos já corriam pelo texto com mais desenvoltura, porém o hábito da leitura ainda era algo distante. A última etapa do aprendizado, a mais desejada, é aquela em que adquire-se a inconsciência do ato em si, acompanha da habilidade plena na sua execução.

Do hábito de escovar os dentes, passando pela prática de um esporte, pela leitura e chegando à uma mudança e comportamento, não importa: tudo na vida pede treino. Excelência é fruto de persistência. Só ela faz com que a gente atravesse essas fases de forma natural, produtiva e com o mínimo de interrupção. Quando estabelecemos metas na vida, preferencialmente com datas para sua realização, passamos a trabalhar a repetição ao nosso favor. Receita simples para transformar atos em hábitos.

*Eduardo Zugaib, é referência em Comunicação e Marketing. Graduado em Comunicação Social, Professor, Palestrante Motivacional e Comportamental, Escritor e Autor de quatro livros, vencedor do Prêmio “Biblioteca Mário de Andrade de Literatura” – São Paulo 450 anos.Como consultor e articulista, Zugaib já teve seus artigos e entrevistas publicados em veículos como os portais “HSM Brasil”, “Empreender Endeavor”, “Webinsider”, “Revista Venda Mais”, “Revista Motivação”, “Revista Ser Mais” e apresentou durante anos o quadro “O Poder da Criatividade”, da Rede Metropolitana de Rádio.