Newsletter subscribe

Artigos

A arte de trabalhar em equipe

Posted: 1 de março de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Claudia Dias*

“Todas as equipes são grupos, mas nem todos os grupos são equipes!”

Trabalhar em equipe é uma arte que permite a pessoas e empresas alcançarem resultados extraordinários por intermédio do grupo no qual estão inseridos. “Uma equipe é um grupo de pessoas que trabalham colaborativamente para atingir mais do que poderia atingir cada um dos membros individualmente”, afirma o psicólogo norte-americano L. Michael Hall, Ph.D em Programação Neurolinguística (PNL).

Uma equipe não nasce pronta; se assim o fosse, contrataríamos equipes inteiras ao invés de indivíduos. Uma equipe é formada; e, para formá-la, é necessário disposição, intenção, liderança e um conjunto de variáveis que tem como foco agrupar pessoas que possuem características, talentos, dons e habilidades que sejam complementares e que aprendam a usar esta complementaridade para o bem comum daquela equipe.

Formar uma equipe pressupõe ajudar as pessoas a aprender a trabalhar em equipe, já que não é algo que todos nascem sabendo. Além de aproximar as pessoas do grupo, cabe a quem desempenha essa nobre tarefa a habilidade de fazer com que esses talentos atuem em conjunto, em sincronia, de forma que possam produzir e alcançar muito mais na equipe do que conseguiriam sozinhas.

Para formar e desenvolver uma equipe é necessário passar por vários estágios que são como processos evolutivos de maturidade do grupo. Quanto mais avançados os estágios, mais maduro o grupo será.

Para uma equipe ser bem-sucedida, seus participantes devem:
• Comunicar-se com assertividade
• Relacionar-se de forma saudável e colaborativa
• Aprender a pensar juntos
• Aprender a aprender juntos
• Resolver problemas juntos

Sabemos que, diante do dinamismo do nosso cotidiano, nem sempre as empresas tratam o tema com a devida atenção. Elas acabam contratando colaboradores, alocando-os em grupos e esperando que, com o tempo, todos estejam integrados. No entanto, vale a pena pensar que este é um tema que requer carinho, atenção, dedicação, inteligência e até estratégia, pois ter uma equipe bem-sucedida é algo que pode ser um fator extremamente competitivo dentro das corporações.

Empresas que possuem equipes estruturadas são mais sustentáveis, mais competitivas e, consequentemente, mais lucrativas.

Importante reforçar que, para desenvolver uma equipe, é importante que haja um ambiente seguro na empresa, livre de ameaças, no qual o medo seja direcionado para fora do grupo, de forma que as pessoas sintam-se confortáveis sendo elas mesmas e oferecendo sempre sua contribuição. Além disso, é importante ter líderes que valorizem a prática de trabalho em equipe.

Atualmente, empresas que buscam o desenvolvimento de suas equipes podem contar com profissionais capacitados para auxiliá-los nessa missão. Coaches, consultores e profissionais que se dedicam ao desenvolvimento de pessoas, podem contribuir efetivamente para essa empreitada.

*Claudia Dias é Coach e analista comportamental e também colaboradora Beefind. Mais informações sobre a Beefind em www.beefind.com.br