Newsletter subscribe



Artigos

Bem-vindo ao deserto…

Posted: 8 de agosto de 2020 às 11:59 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

“Bem-vindo ao deserto” foi o que eu disse para uma pessoa logo no início deste ano. Era o início de um momento, vamos chamar de “desafiador” na vida dessa pessoa, pois ela havia mudado de cidade, justamente para se planejar e, sem esperar, acabara de perder o emprego. E, para “ajudar”, logo em seguida veio a pandemia que paralisou tudo.

Naturalmente que aquela pessoa teria, como teve, que rever os seus planos, o que significava “apertar o cinto” em tudo o que pudesse até que a vida retomasse o rumo com um possível novo emprego.

“Bem-vindo ao deserto” não era apenas uma frase de efeito, era, naquele momento, uma expressão minha, bem pessoal, era sobre uma coisa que eu conhecia bem. Passar pelo deserto é uma experiência inesquecível. Uma experiência que só quem passa sabe bem como é.

Para mim, a passagem pelo deserto é uma lembrança sempre associada à passagem bíblica do povo hebreu depois da saída do Egito.

Para o povo hebreu, a dureza do deserto acabou até mesmo trazendo saudade da vida difícil no Egito, por causa da escravidão à qual o povo esteve submetido por séculos. Afinal, estar no deserto, significava ter que conviver com as amarguras trazidas pela escassez de alimento, pelo desconforto de tudo, pelo castigo do sol quente de dia, da baixa temperatura da noite, pelo vento, pelo pó.

Felizmente, passar pelo deserto tem um significado especial para mim.

Da mesma forma como o povo hebreu foi abençoado por Deus em todo tempo, tanto com o maná diário, a codorniz e a água que jorrava das pedras, quanto com as sandálias do povo que duraram pelo tempo que estiveram no deserto, além de, claro, estar protegido e até submeter os inimigos que encontraram pelo caminho, é um estímulo pensar que nós também sobreviveremos ao deserto, e sairemos vencedores.

Portanto, se você se sente como se estivesse passando pelo deserto, lembre-se que Deus é bom e nos protege o tempo todo no deserto, por pior que pareçam as circunstâncias.Eu acredito que isso faz toda a diferença.

Reflita sobre isso! Não desanime, não pare, continue a caminhada!

*Nelson Fukuyama é Fundador e Gestor do Dicas Profissionais, para o qual escreve artigos escritos com base suas experiências profissionais.