Newsletter subscribe



Artigos

Cego é aquele que não quer enxergar

Posted: 21 de fevereiro de 2012 às 7:42 pm   /   by   /   comments (0)

 

* por Evaldo Costa

Há muita gente que diante dos primeiros obstáculos da vida, se sente desmotivado, impotente e sucumbe. Gente assim dependerá puramente da sorte para vencer. Para chegar ao topo, é preciso ter um bom plano e agir de forma direcionada e inteligente.

Mas, o que fazer quando a pessoa não sabe como criar ou executar um plano para o sucesso? Pode-se recorrer a amigos, tentar um guia na internet, dicas em livros etc. Porém, se a pessoa busca um futuro brilhante, nem sempre isso será uma tarefa fácil, daí em muitos casos o mais aconselhável é recorrer a um coach experiente.

Alguém capaz de ajudar a “trabalhar” as visões internas, os seus insights, que saiba recorrer ao poder da inspiração como força motriz para alavancar o sucesso daquele que pode vencer, sem saber como organizar os recursos necessários. O verdadeiro coach sabe muito bem que a visão real nos leva além da percepção imediata ou ideias de passado e futuro: ela é ilimitada. Há evidências crescentes de que a visão não depende apenas dos olhos ou do corpo. O que se tem comprovado é que a mente é um veículo para a verdadeira visão.

Muitos podem contestar essa linha de pensamento, mas como então explicar o desempenho de uma pessoa cega que pinta quadros coloridos maravilhosos? Veja no Youtube o vídeo do Ezrat da Turquia. Como explicar algo tão maravilhoso sem que a pessoa disponha dos recursos naturais considerados essenciais para pintar quadros? Pois ele faz com maestria usando apenas os dedos e a sensibilidade o que muitos não conseguem fazer mesmo contando com a visão e demais órgãos do corpo humano.

Ele provavelmente vê com as mãos, e recorre a intenção de profundidade para criar a beleza e “ver” como é possível realizar sonhos a partir da visão de dentro de outra visão. Se ele usou um coach em pessoa ou não, eu não sei, mas que ele recorreu a um coach em seu interior, isso eu não tenho dúvidas. Para ele, provavelmente, mais importante do que ver o mundo é ter uma interessante visão do seu mundo.

Provavelmente, ele sabe que vencer depende muito mais de um ardente desejo de ser bem sucedido do que dos recursos naturais disponíveis. Há muita gente que apesar de contar com todos os órgãos em perfeito funcionamento, entrega a sua vida ao destino, achando que o sucesso um dia cairá em seu colo.

O fato é que gente sonhadora, apoiada por treinador competente é capaz de ir muito mais longe do que outros sem um bom motivo para vencer. Augusto Cury, foi muito feliz ao revelar: “Desejo que você não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.”

Pense nisso e ótima semana,

* Evaldo Costa é escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil – www.evaldocosta.blogspot..com