Newsletter subscribe



Notícias

Certificação da proficiência do espanhol ganha agilidade no Brasil

Posted: 3 de junho de 2016 às 11:27 am   /   by   /   comments (0)

A certificação da proficiência em idioma é um diferencial e requisito para o pleito de algumas bolsas de estudo ou intercâmbio. No Brasil vários institutos fazem o de inglês, mas o espanhol apenas um.

Obter a proficiência em espanhol está mais fácil com o SIELE (Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola), sistema online pioneiro que avalia e certifica o nível de competência em espanhol para estudantes e profissionais. Sob gestão da Telefônica Educação Digital, a plataforma facilita o processo de validação da proficiência ou a efetividade dos programas de idiomas. O certificado normalmente é exigido por universidades em programas de intercâmbios e pode ser um diferencial para estudantes que pleiteiam uma especialização no exterior.

O Siele é um sistema on line pioneiro – www.siele.org que possibilita inscrever, agendar o local e data da aplicação da prova e após três semanas obter o certificado da proficiência do espanhol pelo próprio site. O Espanhol é a segunda língua mais falada no mundo sem ser a língua materna e sendo o Brasil o único país do Mercosul a falar português e os demais espanhol, talvez tenhamos como diferencial competitivo a proficiência do espanhol.

O SIELE é o maior projeto cultural latino-americano promovido pelo Instituto Cervantes, Universidade Nacional Autônoma do México, Universidade de Salamanca e Universidade de Buenos Aires. A Telefônica Educação Digital, é responsável pela administração exclusiva do site em todo o mundo. Mais de 75 centros em 20 países da América Latina estão homologados para aplicar os exames e materiais pedagógicos para reforçar a utilização de diferentes variedades linguística do mundo hispânico.

Agendamento do exame e certificação podem ser requeridos no www.siele.org. Através do site o usuário se inscreve, efetua o pagamento, seleciona e agenda o local e a data da aplicação do teste. Após três semanas de realizada a prova, obtém o certificado por meio do próprio site. A plataforma ainda permite ao usuário certificar-se no idioma em quatro níveis, como por exemplo leitura e compreensão auditiva.

Para Luiz Alexandre Castanha, CEO da Telefônica Educação Digital no Brasil, o SIELE torna muito mais acessível a certificação da proficiência em espanhol. “Há vários institutos para testar a proficiência em idiomas, como o inglês. No caso do espanhol, não. Portanto, o maior ganho com o SIELE é tornar mais fácil e ágil essa certificação”, afirma Castanha.

No mundo, quase 470 milhões de pessoas têm o espanhol como língua materna e, em 2015, 20 milhões de pessoas estudavam espanhol como língua estrangeira, o que representa um aumento de quase 1,5 milhão com relação a 2014, segundo a pesquisa “O espanhol: uma língua viva. Relatório 2015”, realizada pelo Instituto Cervantes.

Gerente sênior de projetos da Telefônica Educação Digital no Brasil, Enido Ramos ressalta que o SIELE atende a uma demanda crescente pela expansão dos negócios nos países latino-americanos. “Este é um momento em que a América Latina está ganhando protagonismo no mundo dos negócios e, com a expansão das relações comerciais na região, onde há domínio do espanhol como língua-mãe, a certificação da proficiência é um diferencial competitivo”, observa Ramos.