Newsletter subscribe



Artigos

Coaching ontológico auxilia no crescimento profissional

Posted: 4 de outubro de 2012 às 11:20 pm   /   by   /   comments (0)

 

Marcello Árias Dias Danucalo e Káritas de Toledo Ribas

A rotina corporativa exige muito dos colaboradores. As responsabilidades, a pressão e a vontade de crescer na carreira fazem com que o trabalhador, muitas vezes, exceda suas horas de trabalho e mesmo após o fim do expediente continue pensando na empresa. O excesso no trabalho acarreta em falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que pode ter consequências desastrosas. Um funcionário cheio de problemas, por mais dedicado que seja, está suscetível a cometer erros que podem ser fatais, como aconteceu em São Paulo, com a enfermeira que, por engano, injetou vaselina na veia de uma menina de 12 anos, causando a sua morte.

Para evitar erros, o ideal é estar concentrado, mas é difícil manter a atenção com diversos problemas na cabeça. “Buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para conseguir se concentrar, pois além de se manter atento ao trabalho, também é necessário foco na carreira, para não se perder no caminho”, explica o psicofisiologista e coach ontológico Marcello Árias Dias Danucalov. Esse equilíbrio pode ser alcançado com a ajuda de diversos profissionais, entre eles está o coach. “Antes de buscar o equilíbrio, é necessário descobrir quais são as causas do desequilíbrio, pois somente entendo o motivo é possível combatê-lo, e essa é uma das funções do processo de coaching”, esclarece Danucalov.

O coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que possibilita um aumento de desempenho e implementação de ações que aproxima a pessoa que contrata esse serviço de seus objetivos. Existem diversos tipos de coaching e entre eles está o coaching ontológico, que tem como principais objetivos atingir as metas do coachee e simultaneamente produzir conforto emocional, promover o bem estar, ser catalisador de mudanças de comportamento e ensinar ao cliente como ser gestor de sua própria vida.

A coach ontológica especialista em medicina comportamental Káritas de Toledo Ribas explica que o coaching ontológico tem como foco descobrir qual tipo de observador o coachee é, qual é o seu modelo mental, quais os seus sistemas de crenças, e se existem formas distintas de interpretar as dificuldades do momento. “Nas sessões de coaching ontológico, o coach elabora junto com o coachee a distinção entre fatos e opiniões, ampliando a visão das questões trazidas pelo coachee e possibilitando que este perceba a situação por meio de diversos pontos de vista”.

Durante o processo de coaching, é comum que o coachee perceba de forma mais clara quais são os seus talentos e os seus valores de vida. Esses fatos facilitam a percepção deste quanto ao sentido de sua vida e a missão que esta lhe confere. A partir dessas definições é possível perceber o real valor do trabalho, da família e dos amigos. Além disso, o coach ajuda o coachee a perceber quais são as atitudes que estão atrapalhando o crescimento, possibilitando pequenas mudanças de comportamento que podem trazer grandes benefícios a longo prazo.

Káritas explica que o coaching ontológico pode ser aplicado em diversos contextos, tais como o corporativo/empresarial, executivo, de carreira, esportivo, financeiro, estudantil, Life Coaching, de equipes e coaching para crises pontuais, como vestibular, aposentadoria, gestação, menopausa, períodos pós-doenças, adolescência. “Em todas essas circunstâncias as metas serão atingidas quando houver aprendizagem verdadeira, que é a capacidade de gerar ações efetivas. Essa aprendizagem se estabelece de três maneiras possíveis: quando o coachee muda a ação para conquistar seu objetivo; quando muda a interpretação dos fatos relacionados à conquista de suas metas; e quando o coachee muda seu modelo mental, sua emocionalidade, sua linguagem, alterando assim a sua história pessoal e passando a ser um novo tipo de observador. Sempre trabalhamos na busca por esta terceira aprendizagem”, esclarece Káritas.

*Marcello Árias Dias Danucalov e Káritas de Toledo Ribas são Sócios-diretores da Appana Coaching – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada www.appanamind.com.br