Como acabar com os vilões da sua Produtividade no trabalho

Nelson Fukuyama*

Algum tempo atrás eu estava preparando um material para expor em uma palestra sobre Produtividade, especificamente sobre como acabar com os vilões da Produtividade, e por isso comecei a buscar em minha experiência e memória alguns exemplos que nem sempre são lembrados facilmente, mas que podem levar as pessoas à perda de Produtividade porque levam ao desgaste de suas energias chegando até mesmo a perderem a vontade de ir para o trabalho e por consequência a desviarem do seu foco.

Lembro alguns deles e recomendo desde já que se você estiver enfrentando um desses vilões aprenda logo a lidar com eles e se possível a eliminá-los de sua vida.

1. Estar brigado com alguém ou estar vivendo um momento de mau relacionamento com pessoas queridas. Ah! Imagine que você tenha brigado na noite anterior com a pessoa amada, como você vai para o trabalho? Não venha com essa conversa de que sabe separar os problemas pessoais dos profissionais. Você estará, claro, nervoso, irritado e ninguém pode dizer uma palavrinha que…pronto! tá formado o barraco, não é mesmo? Assim, melhor dar um jeito para ficar bem e assim ficar mais tranquilo.

2. Estar com problemas de saúde. Sabe aquela dor de dente terrível? Ou a dor de estomago provocada por “excesso de alegria” nos últimos tempos? Estar mal de saúde faz você se sentir estressado, esgotado…então, você tem que se cuidar melhor, consultar um dentista ou um médico, por exemplo..

3. Estar com problemas financeiros. Se você não tem conseguido pagar os seus compromissos em dia, ou se você talvez não tenha grana para ir para o trabalho ou ter uma refeição decente, é claro que você não ficará tranquilo. Melhor verificar como pode dar uma solução para essa situação..

4. Perder tempo no congestionamento e com o transporte público. O trânsito anda tão caótico na maioria das cidades que é um pesadelo para quem tem que usar o seu veículo próprio para ir ao trabalho e se deslocar durante o dia, para visitas externas a cliente ou um fornecedor. Pior ainda para quem usa um transporte público. Haveria uma solução para acabar com esse problema? Pense nisso.

Há vários outros exemplos. Prometo trazê-los aqui em breve.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.


Vídeo recomendado:

Administração do Tempo

Julio Amorim dá 4 dicas preciosas que irão te ajudar no gerenciamento de atividades e tornar seu vida profissionais mais produtiva.