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Como ativar o networking para aproveitar as oportunidades do segundo trimestre

Posted: 6 de abril de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Marcelo Olivieri*

O ano de 2018 está encerrando seu primeiro trimestre e o clima otimista, vivido nos últimos meses, já começa a dar sinal de resultados em vários mercados. O varejo anunciou a projeção de abrir mais de 20 mil novas lojas em 2018. Segundo a Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) esse é o melhor resultado em cinco anos.

Alguns indicadores positivos já mostram que as contratações voltaram a acontecer, os empresários (no singular parece que você falará de alguém específico), que representaram demanda nos últimos anos de crise, finalmente se sentem mais confortáveis para tirar os pés do freio.

Nesse cenário, os profissionais que estiverem preparados têm muito mais chances de alavancar a carreira nos próximos meses. Historicamente o segundo e terceiro trimestre do ano costumam ser os melhores para contratação para média e alta gerência no mercado de marketing e vendas.

Uma coisa eu posso garantir, por mais que a economia continue melhorando as vagas não surgem do nada, é preciso fazer um movimento em prol dessas novas oportunidades. Manter o networking aquecido, sem dúvida, é a melhor maneira de ficar pronto para ser encontrado nos próximos meses.

Esquentar os contatos, que estão sendo negligenciados há muito tempo, não é tarefa impossível. Acredite, o mais importante é começar de dentro para fora. Ou seja, comece contatando as pessoas mais próximas, amigos e colegas, pessoas com quem trabalhou no passado. A primeira camada da sua rede precisa saber quais são suas movimentações, são essas pessoas que irão pulverizar seu nome pelos quatro cantos. Sem falar que as pessoas mais próximas serão as mais dispostas a te ajudar.

Intensificar atividades nas redes sociais, é o segundo passo para começar a esquentar esses contatos. É indispensável ativar sua participação nas redes de negócios, como por exemplo o LinkedIn. A plataforma irá te manter atualizado sobre as movimentações feitas por outros profissionais, além de espalhar mais rapidamente suas próprias mudanças. A internet tem o poder de nos fazer presentes em qualquer lugar do mundo, ela é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas difíceis de encontrar pessoalmente.

Outra maneira muito natural de aumentar o networking é participando de eventos e fazendo cursos. Ninguém acha estranho quando você se aproxima, e quer saber mais sobre a atuação de uma pessoa, quando ambas estão partilhando a mesma sala de aula. A mesma naturalidade é percebida em eventos, quando abordamos outro participante para conversar, trocar experiências e até cartões de visitas. A conexão é natural e orgânica.

Participar de eventos e iniciar um curso de extensão são formas de manter-se atualizado e investir em suas capacidades técnicas. Informação e conteúdo são indispensáveis para estreitar relacionamentos. Afinal networking é mais do que trocar cartões de visitas, você precisa aprofundar o assunto, suas ideias devem ganhar destaque, e é nessa hora que o marketing pessoal tem a chance de brilhar.

A conexão com pessoas importantes do seu mercado de atuação estará toda baseada em conteúdo e no que você tem para oferecer. Esteja atento ao mercado, de modo geral você precisa ser capaz de conversar sobre o que as empresas estão fazendo, quais são as maiores novidades, quais fusões e aquisições estão sendo negociadas. Esses assuntos serão gatilhos para iniciar uma conversa e se manter interessante durante um bate papo de carreira.

Ao invés de esperar que uma vaga perfeita surja para você, descubra esses pontos de contato entre você e o restante do mercado. Essa é uma das melhores formas de criar oportunidades. Saber sobre as movimentações gerais também te ajudam a mirar mercados que estejam crescendo e contratando. O que me leva para a próxima dica.

Tão importante quanto abrir seu leque de opções é ter foco para o que você deseja conseguir. Sem dúvida quanto mais pessoas você conhecer, maior será sua rede e mais chances você poderá criar. Mas, em alguns casos, vale mais a pena descobrir o que você quer e ter foco para conquistar essa meta, do que atirar para todos os lados. Nesse caso você pode começar fazendo uma lista das empresas onde gostaria de trabalhar e comparar, dentro da sua rede, quem pode te deixar mais perto desse objetivo.

Apesar do otimismo apontando para um horizonte menos nebuloso, sempre vale a ressalva de que o cenário político e econômico no Brasil é instável, e ao menor sinal de abalo sísmico tudo pode mudar. As empresas calculam movimentos cuidadosamente e ao menor sinal de ventania, tudo pode se abalar. Mas atuar no universo de carreiras, é isso, torcemos sempre pelo melhor, pois em toda crise é possível enxergar grandes oportunidades!

*Marcelo Olivieri é bacharel em psicologia e possui MBA em Gestão Estratégica. Com mais de 10 anos de experiência no recrutamento especializado nas áreas de marketing e vendas, Olivieri é diretor da Trend Recruitment https://www.trendrecruitment.com/pt