Newsletter subscribe



Artigos

Como conseguir um aumento salarial

Posted: 20 de maio de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (1)

Nelson Fukuyama*

Muitas vezes na carreira profissional a gente chega a um momento de precisar pedir um aumento salarial. Eu mesmo cheguei a esse ponto por diversas vezes. Daí eu ficava pensando, imaginando, estudando qual seriam os meus melhores argumentos e também, ficava miuto preocupado em qual seria a reação dos meus superiores.

Numa das empresas chegamos até a criar uma piadinha. Nosso presidente era um americano, que ficava sempre com a porta da sua sala aberta, mostrando-se disponível a todos e a tudo. Bastava dar um toque na porta, antes de entrar.

A gente poderia chegar, bater na porta e dizer: “Sr. X, com licença, preciso falar uma coisa importante com o sr.”. “Pois não”, diria ele, “pode entrar”. “sabe o que é, Sr. X, o sr. me desculpe, mas o meu salário é muito baixo e …”. A resposta dele viria de imediato: “ok, oh! sim, você está desculpado pelo seu salário baixo!” dando a entender: agora pode sair!.

O fato é que na vida real acontece isso mesmo. Parece que os nossos superiores estão sempre preparados para enfrentar esse tipo de situação e até já têm muitas maneiras de se” livrarem” dos colaboradores que vêm solicitar um aumento salarial.

Cabe ao profissional avaliar se vale mesmo a pena pedir um aumento especialmente se a empresa para a qual trabalha não tem uma política de aumento salarial definida, por exemplo, através de uma tabela de referências salariais por faixa de categoria, ou, de outra forma, por avaliação de desempenho.

Ao se sentir merecedor de um aumento, o primeiro passo deve ser conhecer os motivos que poderão levar a uma conversa mais séria com o seu superior. Se os argumentos forem “meu colega ganha mais do que eu”, “faz anos que eu não tenho um aumento”, “preciso ganhar mais porque minha esposa acha que estou ganhando pouco e temos muitas dívidas”, o profissional corre o risco de ser convidado a sair da sala, como no caso acima.

É preciso por vezes ter paciência para encontrar o melhor horário e o melhor local. O melhor momento para se falar em aumento salarial seria fora do ambiente de trabalho? durante um almoço? numa festa de aniversário? Cada profissional deve saber o melhor momento para não se tornar inconveniente ao seu superior.

Como contraargumentar com o superior? A saída mais estratégica usada pelos superiores em resposta a pedidos de aumento salarial é “a crise” ou “a organização está passando por um momento financeiro delicado”. O que dizer?

Portanto, se você julga que está precisando de um aumento salarial, arme-se de bons argumentos, encontre o melhor local e horário e convença o seu superior. Eu pessoalmente acho um absurdo ter que pedir aumento salarial, afinal, se a gente trabalha e faz por merecer, por que as Organizações ou os superiores não se manifestam antecipadamente dando o aumento e ganhando com isso alguns pontos perante os colaboradores? O que você acha?

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Deus sempre abençoou sua carreira profissional como Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração de diversas instituições de renome internacional.