Newsletter subscribe



Artigos

Como é o clima na empresa em que você trabalha?

Posted: 10 de maio de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Você já parou para questionar como é o clima na empresa em que você trabalha? É isso mesmo, cada empresa tem um clima e isso parece que fica bem transparente na atitude de seus funcionários. Quer saber como identificar essa característica?

A empresa tem um clima tenso. Você capta isso desde a chegada na portaria. O atendente na guarita informa a sua chegada: “Fulano, fala aí pro Sicrano aí que chegou aqui o rapaz para visitar ele. Me diga o que é que eu faço”. Já na recepção a recepcionista está (ou é) com “cara amarrada”, faz um favor enorme para cumprimentar você, sem sequer olhar na sua direção. Também, as pessoas com as quais você cruza no corredor não fazem qualquer esforço para se mostrarem simpáticas. O modo de se tratarem entre si diz tudo: estão muito estressados.

A empresa tem um clima muito formal. A recepcionista anuncia a sua chegada para o visitado assim “Dr. Fulano, desculpe-me incomodá-lo, é que está aqui na recepção o Dr. Sicrano que tem um horário agendado nesta tarde com o Sr. Posso pedir para que ele o aguarde na recepção?”. O visitado, por sua vez, também trata você de maneira bem formal, palavras formais, da mesma forma como se dirige a um seu funcionário para pedir alguma informação necessária.

A empresa tem um clima de concentração. Aqui, ninguém conversa com ninguém, todos estão muiiito concentrados, cada um preocupado com o seu trabalho e não “gastam” seu tempo em manter contato com os colegas. Você pode até se sentir um intruso que veio tirar a concentração nesses lugares.

Você chega em uma empresa onde o clima é amigável. Não posso deixar de dizer que é do clima dessas que eu gosto. Desde a pessoa da segurança até a pessoa responsável por servir o cafézinho e a água todos são bastante cordiais, cumprimentam você, falam sobre o tempo, sobre a política, contam piadas, fala sobre tudo.

Bom, o clima que cada profissional demonstra pode ser ruim para você, mas benéfico para eles e para a empresa, que é quem determina o que é melhor. Mas, é claro que ter uma percepção imediata do clima é muito interessante para você, você pode decidir sobre qual será a melhor postura para falar com as pessoas dessas empresas, tanto para uma entrevista de emprego, por exemplo, como para conseguir uma informação ou negociar algo.

Agora, se você identificou nos exemplos acima um tipo de clima que existe na sua empresa e que não pode ser considerado adequado, você acha que é possível torná-lo melhor ou ainda o que você pode fazer para mudá-lo?

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.