Newsletter subscribe



Artigos

Como lidar com pessoas mentirosas?

Posted: 11 de maio de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

José Roberto Marques*

Mentir é o ato de dizer informações falsas e fraudulentas a respeito de uma pessoa ou situação. Em maior ou menor grau, nos deparamos com a mentira corriqueiramente, seja na vida pessoal ou profissional. Mas, como lidar com pessoas mentirosas?

Segundo um estudo da Universidade de Massachusetts, realizado por Robert Feldman, as pessoas mentem, em média, uma vez a cada dez minutos de conversa. Logo, toda cautela é bem-vinda, pois mesmo que inconscientemente, a mentira pode estar vindo de você mesmo.

Existem pessoas que não conseguem evitar a mentira, seja por alguma compulsão, distúrbio de caráter, falta de autoconfiança ou alguma outra limitação que impede que ela aja de forma verdadeira.

Geralmente, elas desenvolvem uma habilidade maior em comunicar, persuadir, dissimular, manipular, improvisar e esconder suas emoções. É preciso atentar-se, portanto, aos sinais que a mentira deixa para não acabar se prejudicando em algum momento.

4 Dicas para lidar com o mentiroso

Confira abaixo dicas de como se comportar ao se relacionar com uma pessoa mentirosa.

Ouvir na essência

Ao dialogar com alguém, esteja presente inteiramente na conversa, preste atenção e se interesse no que a outra pessoa tem a lhe dizer. Ser a conversa não estiver agradável é melhor pedir licença e retirar-se.

Além de ser nobre dispor seu tempo verdadeiramente para trocar experiências com o outro, o ato de ouvir na essência também ajuda a identificar se a pessoa está dizendo a verdade ou se seu discurso apresenta fatos incongruentes.

Suspenda o julgamento

Antes de julgar a pessoa como mentirosa, busque identificar az razões que a levou a ter esse tipo de comportamento. Não se trata de ignorar a mentira ou estar de acordo com ela, mas sim de compreender o problema que está por trás dela.

Expresse a quebra de confiança

Se você tiver certeza de que a pessoa está mentindo, procure provas que evidencie sua conclusão. Se você tiver a intenção de manter o contato com a pessoa, deixe claro que a confiança entre vocês ficou afetada e que será necessário comprometimento em dizer apenas a verdade. Esse tipo de situação não se resolve rapidamente, é apenas ao longo do tempo que a confiança pode ser reestabelecida.

Proponha ajuda

Às vezes poder ser difícil para o mentiroso mudar sozinho, portanto, se puder, ofereça apoio. Mas lembre-se, que temos a capacidade de gerar mudanças e transformações somente em relação a nós mesmos, ou seja, a pessoa precisa querer mudar para que sua ajuda tenha efeito e seja de fato efetiva.

Se mesmo após todas as tentativas, a pessoa continuar mentindo, encerre a relação e siga em frente com a consciência limpa de que você fez o que estava ao seu alcance. Elimine relações prejudiciais de sua vida.

E você, tem algum dica? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

*José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.