Newsletter subscribe



Artigos

Como manter-se motivado mesmo quando as coisas não acontecem como queremos

Posted: 30 de agosto de 2013 às 7:45 am   /   by   /   comments (0)

 

Fernando Oliveira*

Você já se sentiu desanimado por não ter conseguido realizar um projeto? Ficou envergonhado quando percebeu que a dieta foi por água abaixo quando cedeu à tentação no final de semana? Ou frustrado por ter desistido daquelas aulas de violão, que havia prometido fazer no começo do ano? E pensou que talvez não fosse digno de realizar um sonho ou obter o corpo que desejava? Bem vindo à raça humana!

Todos nós em algum momento nos sentimos desanimados e sem forças, quando não conseguimos finalizar um projeto ou realizar algum objetivo. Muitas vezes, vem aquela sensação de que nem vale a pena tentar. Esse ESTADO ENFRAQUECEDOR parece surgir justamente quando mais precisamos daquele esforço extra, não é mesmo? Neste caso é preciso colocar seu FOCO naquilo que precisa ser feito e não naquilo que ainda não foi feito.

Minha experiência mostra que boa parte das pessoas desiste de seus objetivos quando está muito próxima de alcançá-los. Por isso, quero compartilhar com você 3 formas que eu uso para me manter motivado, mesmo quando as coisas não estão acontecendo como eu gostaria.

Persista até conseguir

Uma das coisas que aprendi em minha vida é que a MOTIVAÇÃO pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Muitos têm uma ideia maravilhosa de como vão ficar ricos, começam algum empreendimento, mas desistem nas primeiras dificuldades.

Uma das principais estratégias para manter-se firme na direção da conquista dos seus objetivos é ter a capacidade de se manter motivado para não fazer como muitos fazem que é nadar, nadar e… morrer na praia.

Isso quase aconteceu comigo quando estava aprendendo a tocar violão. Os primeiros 3 meses foram terríveis, meus dedos doíam, eu só fazia barulho e nem uma música saia, mas “de repente”, comecei a tocar uma música, e isso me inspirou a continuar. Toquei mais uma, e outra até que comecei a tocar várias músicas.

Imagine se eu tivesse desistido no primeiro ou no segundo mês, como muitos fazem? Eu jamais teria aprendido a tocar. Portanto, manter-se focado e persista até conseguir.

Pare de ouvir o que os outros dizem

Isso mesmo, pare de ouvir o que as outras pessoas estão dizendo a respeito de alguma ideia que você está colocando em ação. Evite, principalmente, aquelas pessoas negativas, e até de certa forma tóxicas. Eu costumo chamá-las de oponentes externos, porque elas roubam toda sua ENERGIA e faz você se sentir como se tivesse tomado uma surra. Além das pessoas é preciso ficar atento às mensagens que chegam até você através da mídia e telejornais com suas tragédias diárias que só fazem você acreditar que o mundo vai de mal a pior, e que não há nada de errado em desistir de um sonho, já que quase todos fazem isso. Não dê ouvidos a nada e ninguém que diga que você não vai conseguir ou que não é merecedor de obter sucesso naquilo que deseja.

Comemore os fracassos assim como às vitórias

Uma das maneiras que descobri para me manter motivado é o de não deixar o fracasso limitar minhas ações ou me estagnar por completo. Você pode usar a frustração como uma aliada. Ao invés de ficar desmotivado ou irritado quando algo não aconteceu como você queria, trabalhe mais forte ainda para aumentar sua energia e seu foco no objetivo que quer ver realizado. Eu considero o fracasso sempre como aprendizado, para melhorar da próxima vez.

Os atletas de alta performance sabem que a conquista de um resultado tem a ver com a preparação e treinamentos diários. Cada treino requer, muitas vezes, vencer pequenas limitações, e quando conseguem vencer uma limitação, sua motivação aumenta, e com isso, você tem mais energia para a próxima etapa. Você sabe que está na frente de um vencedor quando mesmo na derrota, ele(a) não se deixa abater e diz: as coisas não aconteceram como eu queria, mas da próxima vez vou treinar mais para melhorar meu desempenho.

Assim deveria acontecer com todos nós. Se você fracassar, apenas diga: Obrigado pelo aprendizado, mas vou melhorar da próxima vez.

Forte abraço e sucesso sempre!

* Fernando Oliveira é hoje considerado um dos palestrantes mais dinâmicos e criativos da atualidade – www.fernandooliveira.com.br.