Newsletter subscribe



Artigos

Como me organizar para não ficar devendo após as férias?

Posted: 5 de novembro de 2013 às 7:20 am   /   by   /   comments (0)

 

Maiara Xavier*

Férias é um momento muito esperado e desejado durante o ano de trabalho e estudo. É quando queremos muito nos afastar da rotina e relaxar, o que sem dúvidas é uma delícia. Depois de muito trabalho, estresse, cobranças, prazos e outras coisinhas mais, naturalmente você vai começar a pensar em várias atividades e lugares bacanas para aproveitar as férias.

Só que é nessas horas que nosso psicológico nos trai, porque estamos sobrecarregados, cansados e tensos. Com toda essa carga que estamos carregando, corremos o risco de extrapolar nas nossas decisões relacionadas a esse período de descanso.

Fique atento, pois somos tomados por aquela velha “justificativa” que nos incentiva a consumir descontroladamente: “Ah, mas eu mereço!”, “Trabalhei tanto, mereço essa viagem”, “Estou tão cansada, mereço esse presente”. Ninguém duvida que você realmente mereça relaxar, mas não deixe esse sentimento de “recompensa” atrapalhar a sua vida financeira, senão será mais um ano intenso trabalhando demais para poder pagar a dívida que você adquiriu durante o mês de “relaxamento”.

O grande segredo de férias tranquilas é estar ciente das suas possibilidades financeiras e criar um planejamento. Isso deve começar antes mesmo de você pensar em arrumar as malas.

Veja algumas dicas para não se perder nas finanças e curtir suas férias tranquilamente, sem dívidas.

– Planeje com antecedência: planejar suas férias com antecedência é a melhor solução, você não estará envolvido pela emoção e conseguirá manter o equilíbrio no orçamento.

– Contas programadas: não esqueça de organizar o pagamentos das contas do mês de férias. Deixe agendado para evitar pagar juros e multas por atrasos.

– Pesquise muito: abuse das pesquisas sobre lugares que atendam as suas necessidades de lazer e descanso e caibam no seu orçamento.

– Pague antes: vá usufruir o destino escolhido com as principais contas pagas: passagem, hospedagem, seguros etc. Tenha em mãos o dinheiro que você precisará para se manter com alimentação, compras e passeios.

– Presentinhos: cuidado com a armadilha das lembrancinhas. Se você está com a grana curta, não se perca comprando lembrancinhas para todos os amigos e familiares.

– Horários econômicos: compre sua passagem de avião em horários com menos procura, como por exemplo, a madrugada. As companhias aéreas costumam fazer promoções para esses voos.

– De carro: nas viagens de carro, não deixe de fazer a revisão do automóvel para evitar possíveis transtornos no meio do caminho.

– Pré-pago: para custear seus gastos em viagens fora do país, prefira cartões pré-pagos. Dessa forma, os seus gastos serão quitados aqui mesmo, antes de embarcar. Isso reduz a chance de gastos extras.

A ideia é que você mantenha o controle, mas não é para deixar de aproveitar o passeio ficando neurótico com os gastos. Faça um bom planejamento, separe a verba para a diversão e aproveite para curtir o máximo que puder.

Se você gosta muito de determinado restaurante ou de um passeio especifico, prepare-se para isso e aproveite!

O importante é viver experiências inesquecíveis, descansar e voltar só com as lembranças de momentos especiais, nada de dívidas!

*Maiara Xavier, especialista em finanças pessoais para mulheres, fundadora do blog Mulher Rica – www.mulher-rica.com.br que tem como missão ajudar as mulheres a tomarem o controle de suas vidas financeiras, colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho online onde este artigo foi publicado originalmente.