Newsletter subscribe



Artigos

Como melhorar as técnicas de memorização durante as reuniões?

Posted: 17 de junho de 2015 às 7:46 am   /   by   /   comments (0)

Reinaldo Passadori*

Algumas pessoas entram em pânico ao achar que tem uma péssima memória, o que não é necessário já que a memorização é uma habilidade aprendida e não inata. Por isso esse problema esta fácil de resolver com os cursos de técnicas de memorização que ajudam justamente na atividade de exercer o cérebro.

Atualmente com tantas tecnologias para armazenar e recuperar rapidamente as informações, o cérebro deixou de receber exercícios diários, tornando os aparelhos eletrônicos indispensáveis para se lembrar das tarefas necessárias, tendo a impressão até de não saber fazer isso automaticamente. Nesse caso o curso de técnica de memorização ajuda na retomada das atividades do órgão.

Pesquisas ainda mostram que apenas 10% daquilo que se aprende são lembrados, esquecendo os restantes 90%, mas isso não é uma justificativa plausível ao seu chefe que quer ver rendimento no trabalho. E para manter uma boa postura e impressioná-lo com uma grande carga de conteúdo é importante que esteja totalmente focado naquilo que deseja, pois alguns fatores prejudicam ainda mais nessa porcentagem.

Fatores que podem comprometer sua capacidade de memorização

• Falta de interesse e motivação: se não se importa com o assunto a sua volta, dificilmente conseguirá memorizar alguma coisa. Foque no que esta sendo abordado.

• Viver no ‘automático’: é necessário entender e se interessar pelas as tarefas e não apenas cumpri-las roboticamente.

• Stress: tensão e ansiedade fazem perde a concentração do mundo externo e focando apenas para aquilo que causa irritação.

• Rotina: saia da monotonia criando possibilidade que o novo o incentive. Organiza a vida de acordo com o que gosta de fazer.

Entretanto para obter maior produtividade e aumento de capacidade de armazenamento do cérebro é importante a realização de exercícios diários que auxiliam na memorização.

Veja algumas técnicas de memorização

• Use siglas
Elabore siglas com palavras chaves do conteúdo a ser lembrado. Exemplo: ViLISP – Vida, Liberdade, Igualdade, Segurança e Propriedade.

• Repita e explique
Uma maneira eficiente de lembrar é discutindo ou ensinando alguém o que esta tentando aprender. Dessa maneira é mais fácil se concentrar no tema que esta abordando.

• Encontre um assunto que lhe interesse
Obviamente é muito mais fácil memorizar algo que goste do que não gosta. Portanto procure algum enfoque dentro do assunto que tem dificuldade, um recorte ou um apelo pro seu gosto pessoal.

• Concentre-se
Deixe de lado todos os aparelhos eletrônicos e coisas que tiram facilmente a atenção. Concentre-se naquilo que precisa memorizar.

• Descanse
Estudos dizem que 45 minutos são o tempo máximo que uma pessoa consegue ficar totalmente concentrado a um assunto, (isso pode ser alterado de um organismo para outro), por isso deve-se ficar atento aos sinais de cansaço e distração do cérebro, e tenha uma pausa de 15 a 20 minutos para descanso e depois retomar novamente ao assunto.

Mas é importante ressaltar que é necessário que a saúde física e mental esteja alinhada, pois sem uma boa saúde o corpo tem dificuldades de responder aos demais comandos e conseguir obter bons resultados.

*Reinaldo Passadori é um líder nacionalmente reconhecido no campo da Comunicação Verbal. Presidente e Fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal – blog.passadori.com.br.