Newsletter subscribe



Artigos

Como o trabalho voluntário pode impactar a sua carreira profissional

Posted: 29 de março de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Rodrigo Vianna*

O trabalho voluntário é muito bem visto pelo mercado de trabalho de forma geral. E, no caso de profissionais em início de carreira, é uma excelente maneira de evidenciar as habilidades técnicas e comportamentais, mesmo que o profissional ainda não tenha tido muitas (ou nenhuma) experiências no mercado de trabalho propriamente dito. Seguem abaixo três principais ganhos do trabalho voluntário para a carreira:

Resiliência
Quem atua com trabalhos voluntários com certeza já passou por situações adversas. E saber lidar com essas adversidades e contorna-las de forma inovadora tem sido uma das principais características requeridas por profissionais de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação.

Diversidade
Os trabalhos voluntários por si só costumam acontecer para minimizar problemas sociais relacionados aos direitos humanos e à diversidade. Essa bandeira tem sido cada vez mais reconhecida e valorizada por muitas empresas, e estar por dentro de práticas nesse sentido com certeza é uma maneira de se juntar a essa causa de forma genuína.

Habilidades técnicas
Os trabalhos voluntários também são úteis, muitas vezes, para desenvolver diversas habilidades técnicas – seja relacionado às ferramentas tecnológicas, ou ao exercício da profissão em questão. Nesse caso, é preciso que essas habilidades aprendidas com o trabalho voluntário em questão estejam explícitas no currículo do profissional e sejam verbalizadas no momento da entrevista.

*Rodrigo Vianna, Administrador de Empresas, com experiência em Tecnologia, Marketing, Trade e Vendas e Executive Search, atuando no recrutamento de executivos nas áreas de Vendas, Marketing, Varejo, RH e Tecnologia, liderando grandes equipes nas empresas em que passou. Membro da “Aliança para o Empoderamento das Mulheres”, aliando os estudos realizados pela Aliança à sua expertise no recrutamento executivo, ele pesquisa e debate a presença feminina no mercado de trabalho, especialmente em cargos de média e alta gestão. Atleta desde cedo, o executivo é um líder que traz do esporte o senso de coletividade e a busca do equilíbrio no comando das suas equipes. É fluente em inglês. É CEO da Mappit – consultoria de recrutamento e seleção especializada em conectar profissionais de cargos iniciais da carreira ao mercado de trabalho. Veja sobre a Mappit em www.mappit.com.br