Como presentear neste final de ano sem se endividar?

Alessandro Azzoni*

Final de ano chegando e com isso a ansiedade das comemorações de Natal e Ano Novo só aumentam, são tantas comemorações, amigo secreto da empresa, natal entre amigos, natal em família e aí vem aquela dúvida, como vou presentear todo mundo sem sair do orçamento? Elenquei algumas dicas para terminar o ano feliz e começar 2018 sem dividas.

1. Faça uma lista com o nome de quem você deve presentear, é muito importante definir para saber o valor que você deve direcionar para cada presente e até mesmo validar quem realmente precisa ser presenteado. Dessa maneira já evita é possível relacionar os gastos diretamente com o orçamento.

2. Cuidado para não exagerar nas festas de fim de ano, ou seja, participar de diversas comemorações, vários amigo secreto. Isso significa mais presente e mais gastos, portanto participe de troca de presentes que correspondam ao seu orçamento, lembre-se que ainda tem os presentes do natal.

3. Faça orçamento, com a lista em mãos você pode dimensionar os gastos, por exemplo, se tem o valor de R$ 500,00 para gastar com presentes e tem 10 pessoas para presentear, você deverá manter uma média de R$ 50,00 por presente, por este motivo deve selecionar as pessoas que realmente fizeram parte de sua vida neste ano e são importantes para você.

4. Com a lista de nomes de quem você quer presentear e o valor que você pode gastar com cada um, é o momento de definir opções de presente para cada um, pois assim você evitará de fugir e cair nas tentações das promoções.

5. Pagamento – evite compras parceladas, opte em pagar a vista assim você não carregará dividas para os próximos meses. Lembre-se que Janeiro é um mês de muitas contas, por isso pague a vista, assim você não cometerá exageros nos gastos.

6. Criatividade é tudo em momento de crise, busque por presentes criativos e que realmente marque sua consideração à pessoa presenteada, outra dica é abusar dos bazares comuns nesta época do ano. Não busque presentes caros e sim algo que represente o seu carinho para com aquela pessoa.

7. Cuidado com as armadilhas das promoções. Verifique se o preço unitário está realmente valendo a pena, às vezes está mais caro, pesquise muito, as lojas de departamento parecem ser uma grande vantagem em preços, mas, pesquise! Muitas vezes uma loja de grife pode ter um produto exclusivo e com preço menor, por isso a lista é importante, pesquise, não deixe se levar pela praticidade, olhe as outras lojas e você poderá se surpreender.

8. Reserve parte de sua renda para o começo do ano e eventuais despesas que apareçam, com o salário mais o 13º salário, você terá uma falsa sensação de estar com muito dinheiro, pense em gastar no máximo 75 % do seu rendimento total, cuidado para não se endividar além do que você pode suportar.

9. Aproveite bem o Natal e o Ano Novo, curta muito, mas cuidado com a emoção que nos abarca nestas datas e nos fazem exagerar. Com o coração frágil cometemos exageros e pensamos trabalhei o ano todo posse me dar esse presente ou vou comprar ele merece, esses pensamentos podem ter fundamento, mas lembre-se que você possui um orçamento, portanto cuidado.

Seguindo essas sugestões você poderá curtir seu final de ano com muita alegria, dinheiro no bolso e sem preocupações para 2018!

*Alessandro l. O. Azzoni é Economista e Advogado, Mestrando em Direito, Diretor da ACSP Associação Comercial de São Paulo


Vídeo recomendado:

Administração do Tempo

Julio Amorim dá 4 dicas preciosas que irão te ajudar no gerenciamento de atividades e tornar seu vida profissionais mais produtiva.