Newsletter subscribe

Artigos

Como retomar o trabalho depois de um final de semana prolongado

Posted: 10 de setembro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Se você amanhecer com uma indisposição danada (ou seria preguiça?), com vontade enorme de continuar deitado, dormindo, sonhando com os momentos bons que passou, e assim passar o dia em casa, de não comparecer ao seu trabalho, nem ir para a faculdade ou não atender compromisso nenhum, não se desespere, não é só com você que isso estará acontecendo, milhões de pessoas no país estarão experimentando essa mesma sensação. Culpa do final de semana prolongado.

Independentemente do que te aconteceu, se foi viajar de carro ou ônibus e pegou aquele congestionamento danado na ida e na volta, se foi viajar de avião e sofreu um pouco ou muito com aeroportos cheios e voos atrasados, se foi fazer compras e encontrou aquela multidão, se foi fazer uma refeição fora de casa e os restaurantes estavam lotados, se dormiu pouco a noite, ou não dormiu, ou nem foi viajar, é hora de retomar os assuntos que deixou para trás na última semana ou iniciar novos projetos. Uma tarefa nem sempre fácil. Prepare-se!

Um bom passo é partir para um planejamento de atividades. Então, eis aí uma sugestão.

1-Anote em um caderno ou folha tudo o que você deixou em andamento na última semana.

2-Anote todos os projetos que você iria iniciar e que foram adiados para a nova semana.

3-Com base nessas duas relações organize as atividades prioritárias de acordo com os dias e horários da semana, respeitando o seu tempo disponível e o tempo necessário para executar cada uma para assim não se comprometer com mais coisas do que o tempo permite.

4-Colete dados necessários e importantes para as atividades, telefones, nomes de pessoas, planilhas básicas e outras.

5-Agora leia os emails recebidos para verificar se há algum assunto que deva ser incluído nas suas prioridades. Lembre-se que se você começar a ler emails antes de anotar as suas prioridades poderá correr o risco de se deixar envolver por outras tarefas e esquecer o seu planejamento.

Fez isso? Então pronto. Agora é hora de agir. Concentre-se. Converse com os seus colegas de trabalho, seja amigável, conte suas estórias de final de semana, descontraia o ambiente de trabalho, sem perder o foco de suas atenções. É claro que você vai encontrar os momentos difíceis, logo você vai perceber que depois das primeiras horas de trabalho tudo já estará nos seus devidos lugares, e ainda que apareçam novas, inesperadas e desagradáveis situações você estará no ritmo normal.

No final do dia, relaxe. Pense no que tem que fazer no dia seguinte. Não se esqueça do seu lado pessoal, dos seus queridos. Procure ter bons momentos com eles. No segundo dia as coisas já terão voltado ao normal e você já estará pensando em um novo final de semana. Aproveite! E depois, se quiser e sobrar um tempinho, me mande um email no nelson@dicasprofissionais.com.br contando como você conseguiu eliminar a indisposição e recomeçar a semana.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br