Newsletter subscribe



Artigos

Como superar momentos difíceis na vida profissional?

Posted: 4 de outubro de 2010 às 7:29 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Embora vencer sempre seja um desejo de todas as pessoas isso nem sempre é possível. Nas horas difíceis da vida parece que aqueles pensamentos que te recomendam como “pense positivo”, “você pode tudo”, “tenha fé” e tantas outras parece não alterar em nada a rotina da vida.

Por mais que você tente, os relacionamentos no trabalho parecem que se tornam difíceis. Você não se entende com os seus superiores e subordinados e colegas de trabalho. Aquele trabalho que tinha tudo para trazer bons resultados para a empresa e por consequência para você e sua vida profissional deu errado e tudo teve que tomar uma outra direção. Aquela venda que estava 99,99% acertada com um cliente ficou emperrada por causa de um pequeno detalhe. Como reverter uma situação assim?

Na minha opinião, a primeira coisa que deve ser feita nessa situação é parar e começar a refletir sobre os motivos que podem estar provocando esse mal estar na vida profissional.

As vezes, temos que reconhecer que não pode vencer todo tempo, como todos gostariam que acontecesse. Tudo tem o seu tempo para acontecer. Tem coisas que acontecem para fazer com a gente fique mais experiente, mais maduro. Elas podem servir como etapas na vida profissional.

Se o relacionamento com os demais colegas de trabalho está indo mal, talvez o problema não esteja nas demais pessoas mas esteja em você mesmo. Quem sabe um problema particular esteja exigindo mais atenção de sua parte e você acaba se tornando estressado com as situações e “descontando” em seus colegas de empresa.

Se um projeto não produziu o resultado que você esperava, talvez seja porque você não tivesse colocado de fato toda a sua energia nele.

Se uma venda que estava praticamente fechada acabou não dando em nada, pode ser que seu produto ou serviço era mais uma alternativa para o seu cliente e ele pode ter optado por um outro que lhe tenha sido mais conveniente. A culpa não foi sua, talvez nem do seu produto ou serviço que você representa.

A vida apresenta momentos alternados entre alegria, tristeza e insatisfação. É assim que vem acontecendo com todos desde que o mundo é mundo. Quantas histórias de vitórias, de pessoas vitoriosas. Quantas histórias de derrotas e de pessoas que acabaram a vida totalmente ignoradas, abandonadas, apesar de seus grandes feitos. Não foi esse o caso de Napoleão, por exemplo?

O importante é continuar tentando buscar mais aqueles momentos que a gente gosta de comemorar.  “Não há bem que sempre dure e mal que nunca acabe” diz um ditado antigo. O importante é nunca desistir.

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Deus sempre abençoou sua carreira profissional como Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração de diversas instituições de renome internacional.