Newsletter subscribe



Artigos

Como tirar proveito da sua concorrência

Posted: 9 de maio de 2011 às 7:17 pm   /   by   /   comments (0)

 

Por Nelson Fukuyama*

A gente não pode negar que em tudo há sempre aquele toque de competição.

Se você observar bem a competição é uma característica que te acompanha em várias fases da vida. Desde criança fica aquela coisinha de “eu tenho e você não tem”, “o meu é melhor que o seu”. Na escola, você “precisa” comprar aquela mochila bonitinha porque todas as crianças têm uma; depois na escolinha de futebol, você “tem que” comprar aquela chuteira toda incrementada porque está na moda, assim como aquela roupa de grife que as amigas têm e você “precisa” ter também. Você “precisa” fazer uma festa de aniversário. Daí, você passa no vestibular e “precisa” ganhar um carro porque os amigos também ganharam. E você “precisa” trabalhar em uma empresa conceituada e “precisa” ganhar bem porque tem que mostrar que está bem e “precisa” ter bens porque “fica mal” perante os seus parentes, e por aí vai.

No dia a dia profissional não é diferente. O colega de faculdade teve uma promoção na empresa em que trabalha ou teve um aumento salarial. O seu colega de empresa foi indicado para participar de um evento no exterior ou foi promovido ou vai ter alguma compensação a mais. Diante disso, por mais que se elogie e até diga que o amigo fez por merecer e tal sempre há uma pontinha de inveja (“santa inveja”) dentro da gente sempre pinta a questão “porque ele e não eu?”.

Toda essa situação de competição, de concorrência, na verdade, pode ser um fator positivo para a sua vida, pois pode servir como um elemento alavancador para a sua vida e para sua carreira profissional. Basta ver com bons olhos.

O grande segredo da vida está exatamente no fato de você ter que descobrir quais são os pontos fortes dos seus colegas concorrentes ou até mesmo de pessoas tiveram sucesso em suas carreiras, como tantos que costumam dar seus depoimentos e palestras, mas sem querer incorporar e copiar exatamente igual para a sua vida. Você deve procurar criar um modelo sob medida para você, que se ajuste à sua personalidade e o ajude a conseguir se sobressair no mercado de trabalho e porque não na vida pessoal.

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional.