Newsletter subscribe



Artigos

Como usar bem o período de Carnaval

Posted: 7 de fevereiro de 2013 às 8:13 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

A gente não pode ter um feriado que já pensa logo em uma “saidinha para tirar o estresse”, não é verdade? Aquela frase “ninguém é de ferro”, tão bem conhecida, pode ser um sinal de que muita gente não está lá tão satisfeita com o que anda fazendo… mas, esse é um assunto para outro artigo.

Agora, por exemplo, estamos às vésperas de um feriado, o Carnaval. Não dá para negar que a cabeça de muitos profissionais já está bem longe, tanto é que a gente nota uma redução na quantidade de contatos por telefone, por email, para tratar de assuntos de trabalho nesses últimos dias. Para muita gente, serão quatro dias de folga de trabalho, no mínimo.

Portanto, vale a pena pensar em algumas dicas que poderão ajudar a aproveitar bem o descanso para você não voltar ainda mais cansado para o trabalho.

A grande dica é se preparar para a arrumação de malas, cuidados com o carro, irritação com tempo de espera em aeroporto ou em rodoviárias, atenção para não perder os horários de partidas, congestionamentos das estradas, cuidados com documentos, alimentação, bebida, onde ficar, onde comer etc.

Claro que essa dica não serve muito para aqueles que gostam de “agito”, da “muvuca”, ou seja, para quem vai desfilar em blocos em diferentes cidades, quem vai se divertir fora de sua cidade. Para quem vai sair com essa finalidade não há nada que o faça desistir como custos de viagens e estadia, tempo de viagem, praias lotadas, voos atrasados, transportes lotados, ficar em pousadas com um monte de gente, dividir espaço com outras pessoas, falta de estrutura, nada. Tudo irá valer a pena. Para esses apenas um lembrete, reservar um tempo para em meio a uma festa e outra, se cuidar, com uma boa e saudável alimentação, evitando comidas que possam causar algum mal para você. Passar a noite acordado, pulando em uma arquibancada, é uma coisa a ser pensada.

Agora, para quem gosta de tranquilidade, longe das festas de Carnaval há boas alternativas. Sair para o campo, respirar o ar puro, aproveitar um pouco da vida saudável do campo, trânsito tranquilo, vida pacata, dormir, é um desejo de muita gente. Apenas um cuidado, não se estresse se ficar hospedado em uma casa colada à de um vizinho que goste de ouvir um som muito alto, sem problema. Se enfrentar um vizinho assim melhor repensar sua estadia e sair dali o mais rápido possível, senão você vai ficar contando a sua estória de que foi descansar e não conseguia dormir porque o vizinho tinha um som alto demais.

Passar os dias em retiro espiritual é outra prática sadia. Se tiver essa oportunidade, reflita sobre a sua vida, sobre como ela anda no momento atual e quais são os seus planos para o futuro. Se essas atividades forem realizadas em um local com boa infraestrutura, melhor ainda.

Se for ficar em casa, aliás, nessa época as grandes cidades costumam ficar desertas, até um paraíso, você pode ter bons momentos. Reunir-se com a família para um almoço, ir a um cinema, ler um bom livro, assistir a um bom filme na TV ou visitar algum espaço público que você sempre teve vontade, pode ser uma grande pedida.

Enfim, o mais importante é que você curta o feriado prolongado de Carnaval de maneira que consiga manter as suas energias para o trabalho que virá na próxima semana. Volte na quarta feira de cinzas com bons ares. Evite comparecer ao trabalho com aquela carinha de zumbi, mal-humorado e cansado dizendo que “pulou” muito e não teve tempo para descansar. Fica muito mal para a sua imagem pessoal.

Falando nisso, cuide nesse período todo de sua imagem profissional e pessoal, onde e com quem estiver.

Aproveite!

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional e também colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais – www.dicasprofissionais.com.br

 

.