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Como você lida com a sobrecarga de trabalho?

Posted: 16 de outubro de 2014 às 8:02 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Vez ou outra a gente acaba passando por uns momentos complicados por conta de uma sobrecarga de trabalho. Ela pode acontecer de várias formas. Eis apenas dois exemplos:

– A empresa está iniciando suas atividades e não tem condições, no momento, de contratar pessoal suficiente para tocar o negócio. É normal que os funcionários tenham que se desdobrar para dar conta do recado.

– A empresa está passando por uma fase de redução de custos para adequação às condições de mercado. Ela resolveu eliminar alguns cargos e por conta disso os funcionários restantes tem que assumir as responsabilidades e funções daqueles que foram dispensados.

– Um(a) colega de trabalho está ausente por alguns dias, por férias ou doença, você tem que substituí-lo(a) nesse período.

Bom, imagine que você esteja passando por uma dessas situações e sentindo na pele os efeitos da sobrecarga de trabalho. Sim, a sobrecarga traz consequências para a sua vida como cansaço físico e mental, irritação, nervosismo, tensão, estresse, insônia e por fim, a queda na sua produtividade.

Se há um lado bom, posso dizer que a sobrecarga não é um “privilégio” só seu. Para você ter uma ideia, junto com a publicação das Melhores Empresas para Você Trabalhar deste ano pela Você S.A., você pode observar que há muita reclamação dos funcionários quanto à sobrecarga de trabalho especialmente pela insatisfação que ela traz.

Mas, então, como reagir à sobrecarga de trabalho? Posso dar algumas dicas:

– Se ela for apenas temporária, a melhor solução será realizar algumas horas extras até que a situação seja normalizada.

– Se ela for por falta de mão de obra, a solução será comunicar esse fato a um superior hierárquico para que ele providencie ou agilize a contratação de um profissional para ajudar nesse momento.

– Peça a colaboração e entendimento de seus familiares para que eles te ajudem a superar esses momentos uma vez que você deverá passar mais horas na empresa ou mesmo dedicar mais tempo mesmo fora da empresa para solucionar eventuais problemas que possam surgir.

Agora, em nenhum dos casos faça reclamações sobre a sua empresa, seus superiores ou seus colegas de trabalho pois isso poderia trazer reações negativas para você no futuro. Procure soluções.

Se depois de esperar por algum tempo e não ver nenhuma ação da empresa e não prever nenhuma mudança, o melhor que você tem a fazer é buscar alternativa seja através de mudança de área dentro da própria empresa seja buscando uma colocação no mercado.

No demais, boa sorte!

*Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Sua trajetória profissional inclui experiências que vão de trainee de consultoria a executivo de alto nível em empresas nacionais e multinacionais.