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Confraternizações de fim de ano

Posted: 2 de dezembro de 2019 às 9:00 am   /   by   /   comments (0)

Maria Aparecida A. Araújo*

Quando chega o mês de dezembro, as empresas começam a se preparar para o novo ano e reúnem seus funcionários para eventos de confraternização, fechando o ano que termina com chave de ouro.

Esses eventos variam muito. Algumas promovem shows, outras churrascos à beira da piscina, muitas organizam almoços e jantares. São ocasiões em que a formalidade dos escritórios e ambientes corporativos cedem lugar à descontração e à alegria.

Justamente por isso vale lembrar certas regrinhas de comportamento que visam conservar intacta a sua imagem profissional, na maioria dos casos, duramente conquistada.

Outro aspecto que não pode ser ignorado é que, sendo eventos que acontecem quase sempre fora do local de trabalho, devem ser cercados de todos os cuidados possíveis; qualquer falha no seu comportamento pode manchar a imagem da sua empresa.

Como convidar

Se o evento contemplar a presença de funcionários e família, o convite deve mencionar isto de forma clara. Convites dirigidos a um funcionário e a sua mulher devem mencionar: Fulano de Tal e Sra.

Ao convidar executivas casadas, deve-se enviar dois convites: um em nome dela e outro em nome do marido. Também é considerado correto apor no envelope o nome dela seguido do dele.

Quando uma secretária tiver que convidar um executivo, por telefone, não deve falar com o próprio, por questão de hierarquia. Deve fazer o convite por meio da secretária dele.

Convites devem sempre mencionar o traje, para orientar corretamente os convidados.

O local do evento deve ser adequado ao número de convidados, com assentos em bom número e temperatura agradável. Deve possuir estacionamento próximo ou manobristas.

Festas ao ar livre devem ter toldo, pois a chuva é imprevisível.

A decoração deve ser equilibrada e agradável aos olhos.

A música deve harmonizar-se com a atmosfera e permitir a conversa.

Eventos desse tipo não admitem que você leve parentes nem amigos.

Se o convite for para o casal, e um dos cônjuges não puder ir, isso deve ser comunicado em tempo hábil.

Como se comportar

A conduta nas festas de fim de ano deve ser pautada pelo equilíbrio na comida, na bebida e nas atitudes.

Funcionários de todos os níveis devem manter uma conduta irrepreensível, abstendo-se do excesso de bebidas alcoólicas, de ruídos e de brincadeiras. Denota extremo mau gosto usar roupas escandalosas e falar palavrões, afinal, a festa é, antes de tudo, profissional.

Quanto mais alto for o cargo do executivo, menos tempo essa pessoa deve permanecer nessa confraternização. Isso porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.

O que não vestir

Em eventos à beira da piscina, quando o traje for esporte, os homens não devem adotar regatas, chinelos e sungas sumárias para nadar. Tênis, só se houver prática de esportes. Mulheres não deverão usar biquínis; a preferência deve ser dada ao maiô inteiro, sem cavas, transparências e decotes profundos.

Correspondência

A partir de primeiro de dezembro já se podem enviar mensagens natalinas. Após o Natal, as mensagens devem ser de Felicidades e Sucesso no novo Ano.

Retribuir as mensagens recebidas é marca das pessoas bem-educadas. Mas não se deve mencionar que a mensagem está sendo enviada “em retribuição”.

Cartões humorísticos devem ser evitados.

Presentes

Não se deve repassar presentes ganhos.

Os presentes devem ser escolhidos com critério, levando-se em conta o poder aquisitivo do presenteado. Um presente de valor muito elevado poderá gerar constrangimento no caso de retribuição.

Cestas de Natal só devem ser dadas para pessoas com quem se mantenha relacionamento comercial.

Presentes de “amigo oculto” jamais devem gerar constrangimento ao colega presenteado.

O funcionário que foi sorteado com o nome do chefe deve escolher algo que obedeça à faixa de preço estipulada para os presentes dos demais funcionários.

* Maria Aparecida A. Araújo é consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo; palestrante e facilitadora de cursos especiais; consultora do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. É graduada em Letras, com Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Diretora da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, com 21 anos de experiência em atendimento de excelência ao cliente. www.etiquetaempresarial.com.br