Newsletter subscribe



Artigos

Conhecimentos gerais são importantes para a vida profissional?

Posted: 9 de novembro de 2012 às 1:40 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Imagine que, de repente, alguém da sua empresa, durante uma reunião ou durante alguma atividade da qual você está participando puxa uma conversa com você sobre assuntos gerais. Como você se sairia? Será que não ficaria frustrado em saber que você não está atualizado com relação a assuntos corriqueiros que poderiam de ajudar a manter uma conversação interessante e agradável com outras pessoas? E se esse alguém fosse um daqueles contatos importantes dentro da sua empresa e pudesse te recomendar?

Então, só para testar como você anda, responda sem pensar:

1. Um terço é a mesma coisa que 30%?

2. Qual é a diferença em horas entre Brasília e Londres?

3. O nome correto da capital dos Estados Unidos da América é Nova Iork ou New York?

4. Qual é a moeda corrente usada na Itália?

5. O que é a Commomwealth?

6. Havaí é um país?

7. A obra de arte Monalisa é de Picasso, Michelangelo ou Leonardo da Vinci?

8. Em que país fica o deserto de Atacama?

9. Onde fica a Islândia?

10. O Estado do Piauí fica na região Norte ou Nordeste do Brasil?

Como você pode ver são perguntas simples mas, ao contrário do que parece, são difíceis de responder. Pode ser que você saiba todas as respostas corretas. Mas pode ser muito desagradável ficar com aquela “cara” de desapontado por não saber algumas das respostas acima ou de outras perguntas que te fazem no dia a dia.

É que muitas vezes a gente fica tão preocupado com determinados assuntos que parecem tão importantes que deixa de se inteirar de outros que parecem menos atrativos, mas, que podem fazer a diferença na hora de conversar com alguém.

O que fazer para evitar situações constrangedoras? Passe a prestar atenção em noticiários de teve, de jornais, da internet mesmo. Elas poderão ser um bom ponto de partida para uma boa e proveitosa conversa.

Sua carreira irá lhe agradecer por isso.

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br