Newsletter subscribe



Artigos

Cuidado com algumas frases que você ouve no dia a dia

Posted: 13 de novembro de 2012 às 1:48 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Sabe aquele assunto ou situação em que você pediu a ajuda de determinada pessoa para dar um “empurrãozinho” e acabou sem resposta? Não é verdade que depois de algum tempo você ligou ou encontrou a pessoa e ela, meio sem jeito, lembrou que tinha que ter dado um retorno, e, disse alguma coisa que pareceu animadora naquela hora, mas, depois você ficou “ruminando” e chegou à conclusão que ela disse aquilo só para te acalmar (ou seria “enrolar”)?

Deixe-me falar de algumas situações dessas pelas quais eu mesmo passei na minha vida profissional.

Um exemplo, quando você fala com o seu superior sobre um aumento de salário, uma promoção, férias vencidas, e depois de algum tempo você ouve:

“Pode ficar tranquilo que o seu caso está sendo estudado…”

“Estou ainda pensando no seu caso…”

“Ainda não tive tempo de discutir o seu caso…”

“Ainda na semana passada falei com fulano sobre isso…”.

“Fulano estava de férias…”.

Outro exemplo, uma pessoa te convidou para te propor um emprego, e depois de algum tempo sem notícias você encontra com ela e ela diz:

“Estava mesmo para te ligar…”

“Vamos combinar um almoço qualquer dia desses…’

“Me liga e venha tomar um cafézinho comigo…”

Ainda outro exemplo, você iniciou uma negociação com uma pessoa e depois de algum tempo quando você liga para ela, ouve:

“Quando você mandou o email? Ih! Acho que ele caiu na caixa de spam…”

“Estava indo agora mesmo para resolver esse assunto…”

“Vou consultar a minha agenda e te retorno depois para a gente voltar a falar…”

Agora, mudando o assunto, pior mesmo é quando você liga para um ex-chefe para convidá-lo para alguma comemoração e ele lhe responde:

“Puxa! Obrigado pelo convite, se não tiver outro compromisso é claro que eu irei com prazer…”

Então, o que você deve fazer se ouvir frases dessas? Ao invés de ficar apenas aborrecido com as respostas é bom você ficar atento pois pessoas que agem assim não merecem muita consideração de sua parte.

Para mim, você deve avaliar se essas pessoas merecem continuar sendo chamadas de “amigas”. Se houver motivo maior e justo para continuar amigas, melhor esquecer o assunto com elas e ficar mesmo só na amizade…

Agora, se a pessoa for apenas uma conhecida e não houver motivo justo para continuar em contato com ela melhor mesmo é ficar bem longe dela especialmente quando se tratar de assuntos relacionados à vida profissional.

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br