Newsletter subscribe



Artigos

Cuidado! você pode estar sendo demitido

Posted: 13 de março de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Demitir alguém dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil como pode parecer. A não ser no caso de uma demissão por justa causa, que ainda assim é um assunto complicado, falar em demissão de alguém, seja qual for o seu nível e posição dentro da empresa, é sempre um martírio não só para o pessoal de recursos humanos como para pessoal de outras áreas da empresa, e, acredite, existe até um certo de jogo de empurra para quem vai ser o comunicador da demissão ao profissional atingido.

Acho que até pensando nesse fato, para que ninguém assuma o papel do “carrasco” foram surgindo outras formas, e bastante criativas, de se comunicar a demissão a alguém.

Há um tempo atrás era bem mais comum a comunicação por telegrama, O sujeito estava em casa, por exemplo, aproveitando o descanso do final de semana, quando recebia um telegrama comunicando que ele estava sendo demitido, e solicitando que comparecesse ao departamento pessoal para os acertos finais.

Depois, surgiram as comunicações por telefone. Conhecemos muitos casos em que um profissional foi demitido por telefone e até um ministro do governo federal acabou “dançando” , ao ser demitido por telefone, quando ainda estava em viagem ao exterior.

Nos últimos tempos, o email está sendo também utilizado para demissão.

Mas, não há dúvidas de que a demissão cara-a-cara continua existindo e ainda causando constrangimentos aos profissionais. E nesse aspecto também as formas estão sempre variando, ainda que a cautela e a preocupação com ambas as partes ainda existam.

Mais ou menos assim. O responsável pela comunicação da demissão recebe o profissional em um local mais apropriado, pergunta sobre a situação, fala sobre a família, sobre o time preferido, as viagens, os negócios da empresa, e tal….sempre observando as reações do profissional que será desligado…e, quando ele percebe que chegou o momento, pronto…”solta a bomba”, quero dizer, a notícia…

Mas, como dissemos, a criatividade impera nesse momento, chegando ao ponto de você ser induzido a pedir demissão. E sobre isso, melhor que escrever, acho que você vai entender melhor se assistir ao vídeo que está abaixo, o qual produzido de uma maneira bem “internetiana” dá a mais clara mensagem do que estou pensando em transmitir nesse artigo. Dá uma olhada.

Enfim, tome cuidado, você pode estar sendo demitido.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.