Newsletter subscribe



Artigos

Cuidando do produto “você”

Posted: 19 de setembro de 2011 às 7:22 pm   /   by   /   comments (0)

 

* por Eduardo Zugaib

Momentos difíceis, pressões, desafios, metas. Frustração, paralisia, falta de realização e de propósito. Você trabalha ou já trabalhou em algum lugar onde enfrentou ao menos um destes grupos de fatores? Seja no setor público ou no privado, ao menos um destes grupos você já sentiu na pele.

Ser bem-sucedido significa mais do que ter um emprego, garantido ou não por força de lei. É ter a certeza de que estamos empenhados em fazer o impossível frente a essas variáveis negativas que vez ou outra sempre recaem sobre nós e que, ao longo do tempo, podem minar a nossa motivação. É preciso estar atento, monitorando o tripé “estado de espírito”, “ambiente pessoal e profissional” e “variáveis incontroláveis”. As variáveis controláveis são aquelas que, pelas lentes do marketing, formam os fatores que de uma forma ou de outra vão nos afetar, contra ou a favor de nossa vontade.

Transformar essas variáveis em oportunidade, mesmo as negativas, é algo que requer o contínuo desenvolvimento das nossas competências, especialmente aquelas que compõem o campo das atitudes que abriga, entre outras, a nossa decisão pessoal e o empenho em desenvolver os outros campos: o do conhecimento e das habilidades.

São muitos os sinais que o estado de espírito e o comportamento estão intimamente ligados, afetando nossa auto-estima e a forma como nos vemos diante dos problemas: menores ou maiores do que eles. Alto-astral, determinação e a certeza de que sempre temos alguma possibilidade a explorar (pode ser que ela ainda não tenha sido descoberta!) são fatores decisivos. Manter-se atento ao nível de humor, ter objetivos e metas claras, não perder o entusiasmo (mesmo quado ele se abala…) ajudam-nos a manter a visão clara e a mente serena frente aos desafios, conferindo-nos a a tranqüilidade necessária para avaliá-los de uma forma mais abrangente, não apenas pela cara feia com que eles se apresentam.

Toda crise carrega um componente de oportunidade. A forma como lidamos com ela é uma das responsáveis pela transformação do ambiente. Confiança, entusiasmo, certeza no futuro e atitude positiva são atitudes que reforçam nossa auto-imagem. Esse é o primeiro passo para o aprimoramento do melhor produto que temos a oferecer lá fora: nós mesmos.

* Eduardo Zugaib – profissional de comunicacão, escritor e palestrante em vendas, atendimento e comunicação – www.eduardozugaib.com.br