Newsletter subscribe



Artigos

Curriculum Vitae: sintético e atrativo (parte 2)

Posted: 26 de junho de 2012 às 6:50 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Na matéria de ontem demos algumas dicas sobre a preparação de um currículo sintético e ao mesmo tempo atrativo. Lembrando sempre que o currículo é o resumo da sua vida, que ele deve servir como o seu cartão de visita e, portanto, precisa estar bem elaborado para vender a sua imagem, provoque o interesse do recrutador e você consiga se destacar dentre os milhares de candidatos a uma vaga.

No final da matéria, imaginando que você já tenha enviado o currículo para uma empresa, eu deixei o seguinte comentário “daqui para frente você deverá aguardar a avaliação da empresa que poderá incluir uma análise das informações que você incluiu no currículo. E daí por diante, como se comportar? o que pode dar errado?”. Então, hoje a minha pretensão e ajudar você nessa fase de aguardar uma resposta, e desejando que ela seja positiva, quais os passos seguintes para continuar no processo de seleção e também alguns motivos que podem ter levado o recrutador (porque não?) a descartar seu currículo.

Falando sobre o que fazer após ter enviado o currículo, o próximo passo é aguardar a resposta do recrutador. Não é recomendável ligar para perguntar se foi aprovado ou não, apesar da grande ansiedade por uma resposta. Tem gente que não se aguenta de tanta ansiedade e tem mania de ficar ligando para perguntar se foi aprovado. Se a demora continuar e se você tiver algum contato mais próximo com o recrutador pode arriscar um telefonema para perguntar se ele recebeu o seu currículo…

Se você tiver a resposta positiva do recrutador, parabéns, pode se considerar contratado, se houver apenas você concorrendo à vaga. Caso haja outros candidatos, ele informará que você continuará no processo de seleção para uma vaga na empresa, e vai instruir você sobre os próximos passos que serão seguidos, como uma avaliação de conhecimentos gerais, um teste de aptidão, uma dinâmica de grupo, agenda de entrevistas com executivos da empresa até o processo final.

Agora, se você não tiver um retorno, uma resposta do recrutador, é porque seu currículo não atingiu o principal objetivo que é o provocar o interesse da empresa. Então, o que pode ter levado a isso? Vamos ver alguns motivos.

1. pode ser que o seu currículo não tenha chegado às mãos do recrutador, ou porque você encaminhou para um email errado, ou porque enviou pelo correio mas a correspondência foi extraviada.

2. você enviou um currículo como anexo de email e o recrutador, por receber muitos currículos, se recusou a abrir um anexo para verificar as suas informações.

3. você preparou um currículo com várias páginas e enviou várias cópias de documentos e o recrutador preferiu descartá-lo de imediato.

4. o recrutador descartou seu currículo porque observou que você mora em uma outra cidade ou região diferente de onde deveria trabalhar e isso pode provocar mudanças de imediato que ela julgou melhor evitar.

5. o recrutador tentou entrar em contato com você sem sucesso: o email estava incorreto e foi devolvido; ou o número de telefone celular não atendeu ou no telefone de recado a pessoa que atendeu não sabia do que se tratava.

6. sua formação acadêmica foi considerada insuficiente, fraca (ou, me arrisco a dizer, o nome da instituição onde você se formou ou está cursando não ajuda muito).

7. sobre experiência profissional, o recrutador entendeu que você precisaria ter tido alguma experiência para a vaga e pensando assim, optou por outro candidato.

8. sobre os resultados que você disse que obteve em empresas anteriores, caso já tenha experiência, não condizem com o seu tempo de experiência e cargos anteriores. Ou seja, você não poderia ter dito que foi o responsável pelo aumento do faturamento da empresa se ocupava um cargo de aprendiz ou auxiliar.

9. sobre cursos de aperfeiçoamento ou atividades extracurriculares, você não citou nenhuma experiência nem demonstrou qualquer interesse por alguma delas.

10. sobre idioma, o recrutador observou que apesar de você dizer que tem nível intermediário, que fala, que escreve, que domina algum idioma, há muitos erros de grafia no seu currículo.

11. sobre tecnologia, não há nada de expressivo além de dizer que você domina a internet, orkut e facebook.

12. sobre a apresentação do currículo: estava horrível; o texto descentralizado, tipos de letra diferentes em cada parágrafo, o papel (se foi uma carta) usado amassado ou sujo, papel colorido ou floreado.

Como se vê, pode haver várias explicações (e outras além das descritas acima) para o fato de você não ser contatado após ter enviado um currículo. Não é motivo para desistir, pelo contrário, você pode tirar proveito desses motivos e procurar evitar quando for atualizar o seu currículo para os próximos processos de seleção. Basta estar atento.

Agora, pode ser (eu espero) que você seja contatado para esclarecer algumas dúvidas no seu currículo. É sobre elas que eu gostaria de tocar na matéria de amanhã.

Saiba que o que eu desejo de coração é que você seja aprovado de imediato na primeira versão de currículo que enviar.

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).