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Destaque-se nas reuniões

Posted: 11 de outubro de 2019 às 9:03 am   /   by   /   comments (0)

Pedro Eduardo Rodrigues*

Um dos principais passos para se tornar um profissional constantemente valorizado pela empresa na qual trabalha é construir uma imagem positiva para si mesmo. E sua colaboração em reuniões pode ajudar bastante nisso!

Existem dois tipos de reuniões: externas e internas. Aqui, vamos dar algumas dicas bem legais para que você se destaque em ambas!

Reuniões Internas

Quando essas situações ocorrem dentro da sua empresa, você tem a vantagem de se sentir em “casa”. Nesse caso, você provavelmente tem colegas do seu lado. Afinal de contas, todos estão reunidos ali em prol da empresa.

Portanto, a forma mais correta de se portar é ser formal e, principalmente, estar bem preparado. E essa é a sugestão mais importante para ser reconhecido como um bom profissional em uma reunião interna: estude ou tente saber quais assuntos serão abordados. Se for algo que acontece semanalmente, esteja a par de certas estatísticas que envolvam suas atividades ou as da sua área. Vale saber, por exemplo, quantos projetos tem e quantos entregou, o que está para acontecer na empresa, se existem novos procedimentos, regras e entre outros.

Enfim, saiba as principais informações que podem alterar ou influenciar o seu trabalho e, se alguma questão for levantada durante a reunião, você estará bem preparado(a) para responde-la, rebatê-la ou complementá-la.

Outra atitude recomendada é manter o foco. Acompanhe os slides, preste atenção ao que é falado e ao que é perguntado. Por mais que não possa contribuir com informações ou sugestões, você poderá se inteirar do que está ocorrendo interna e externamente na companhia para a qual trabalha.

E lembre-se de não se empolgar ao defender um ponto de vista ou trocar ideias durante a reunião. O tempo de cada participante é precioso, e quanto mais rápido tudo for resolvido, melhor.

Reuniões Externas

Essas são um pouco mais complicadas. Além de se encontrar em um ambiente desconhecido, é também a única chance de causar uma boa primeira impressão. Mas basta lembrar-se de algumas regras que tudo ficará bem:

Seja pontual. Essa dica não exige muita explicação! Mostre que é um profissional que leva seus compromissos a sério e chegue na hora marcada. Atrasos e “suor” são considerados pontos negativos logo de primeira.

Capriche na apresentação pessoal. Ninguém precisa se vestir de terno e gravata (a não ser que seja uma situação extremamente formal), mas uma roupa social é sempre recomendada. Para saber mais, pergunte ao seu gestor ou algum colega qual é o dress code da empresa para essas ocasiões.

Porte-se de maneira formal. A priori, nenhum dos participantes da reunião é seu amigo. Por isso, aja de forma educada, valorizando as boas maneiras; não interrompa outra pessoa, enquanto ela fala; sente-se com postura adequada e deixe o celular desligado.

Em resumo, uma boa reunião depende de bons argumentos, conhecimento e excelente apresentação pessoal. Tenha a certeza de que levará cada um desses itens com você da próxima vez, e faça desse momento uma oportunidade única de se destacar como um profissional que toda empresa gostaria de ter em seu quadro de pessoal.

Uma ótima (próxima) reunião e sucesso!

*Pedro Eduardo Rodrigues, é coach de carreira e consultor de imagem. Formado em administração de empresas, possui MBA em Gestão Empresarial pelo NAIPPE USP. Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online onde este artigo foi publicado anteriormente. Saiba mais: www.coachdecarreira.com.br e no blog dicasdocoach.blogspot.com