Newsletter subscribe



Artigos

Devemos esperar reconhecimento profissional?

Posted: 10 de outubro de 2012 às 11:31 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

O homem quer ser amado, reconhecido, elogiado. Foi mais ou menos isso que eu aprendi e guardei na memória pela minha passagem de alguns poucos anos pela Seicho-no-ie, da qual fui um membro fiel. Mas, não tem jeito, a gente se esforça durante toda a vida e fica sempre esperando por um reconhecimento. E se ele não vem ficamos com a sensação de frustração. E a gente começa a se questionar “onde foi que eu errei?” não é verdade? Bom, é uma questão que deve ser resolvida da melhor forma possível, assim: nunca force o reconhecimento, de nada, de ninguém.

Se você é um jovem profissional, inexperiente, não deve ficar esperando o reconhecimento de um superior que lhe prometeu uma promoção, um aumento salarial. Pode ser que ele tenha alternativa em mente e aquela promoção de cargo que ele tinha prometido e garantira que seria sua, acaba indo para um colega de trabalho.

Se você é um líder de equipe e espera que os seus subordinados reconheçam a sua competência técnica e sua liderança, pode ser que eles não façam nem uma coisa nem outra. Na maioria das vezes um subordinado que você ajudou nunca vai reconhecer que conseguiu uma promoção ou melhoria no trabalho graças a você. Depois de alguns anos da sua saída da empresa eles nunca mais vão se lembrar do que você fez por eles e se referir a você como mais um colega de trabalho comum. E ainda, pode esperar que algum ou alguns de seus subordinados decidam “virar bandeira” e fazer fofoca contra você para seus pares dentro da empresa ao invés de ficarem do seu lado e serem fieis, pelo menos por amizade.

Se você espera reconhecimento da empresa pelos trabalhos e esforços dedicados por anos para ela não fique frustrado se não tiver o mesmo tratamento que foi dispensado a outro colega de trabalho. Ele pode ter ganhado uma festa de despedida pela aposentadoria. Você pode ter que se conformar com uma caneta de ouro deixada sobre a sua mesa de trabalho, sem, até mesmo, um cartão de homenagem.

E quando falo em empresa, quero me referir a qualquer organização para a qual tenha prestado algum tipo de serviço. Pode ser uma organização religiosa, por exemplo. Quando você esperava um reconhecimento pela sua dedicação máxima vem a decepção, e, ao invés de elogios, você vai receber críticas e desaprovações de seus colegas e superiores.

Agora, considere também que uma organização pode também desejar ser reconhecida. Imagine uma empresa que investiu na carreira de um profissional, dando-lhe treinamento inclusive no exterior, e depois de alguns meses, esse profissional comunica que vai deixá-la por uma empresa que lhe ofereceu melhores condições. Ou, imagine um clube de futebol que investiu pesado na formação de um jogador e depois que esse se torna um ídolo mundial nunca mais volta aquele clube para mostrar o seu reconhecimento.

Essas experiências, sempre dolorosas, eu passei na minha carreira. E hoje posso recomendar a um profissional que não desista de batalhar por seus objetivos, de trabalhar com toda dedicação. Apenas, não espere por reconhecimento, de colegas, de superiores, das empresas. Pior ainda se exigir reconhecimento. Se ele vier, parabéns, se não vier, não se decepcione.

Se você viveu ou estiver vivendo um momento de desapontamento por falta de reconhecimento profissional gostaria de receber um email contando como superou ou está superando essa situação. Meu email é nelson@dicasprofissionais.com.br. Prometo manter o devido sigilo e não divulgar qualquer comentário com o seu nome real.

Boa sorte!

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais e também do portal Carreira&Sucesso da Catho. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br