Newsletter subscribe



Artigos

E você, como está a sua cabeça?

Posted: 31 de março de 2020 às 12:42 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Há alguns anos, em conversa com o Pastor Ed René Kivitz, da igreja que frequento, contei que eu tinha sido diagnosticado com câncer na próstata. Não poderia esperar outra reação dele, que é uma pessoa que eu admiro muito pela sua forma de reagir diante de situações adversas, quando ele, ao invés de fazer muitas perguntas, não fez “caras e bocas”, apenas me disse: e como está a sua cabeça?

Interessante essa pergunta naquele dia e muito oportuna para esse momento em que vivemos.

Estamos tão bombardeados por notícias sobre a pandemia, que corremos o risco de sermos afetados pela própria doença, e podemos ser afetados na nossa vida. “Cuidado com isso”, “a origem disso foi aquilo”, “evite isso, evite aquilo”, “se puder, não saia de casa”. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Ao mesmo tempo em que muitos obedecem, muitos, como dizemos “parecem não estar nem aí”.

Muitos, nesse momento de confinamento forçado, ainda conseguem manter suas atividades profissionais, discutindo metas e negócios, através de reuniões online, aperfeiçoar seu idioma estrangeiro, fazer uma reciclagem profissional, pensar na sua carreira, fazer uma arrumação nas suas coisas.

Muitos continuam sua vida pessoal e familiar, ainda que à distância, pois muitas vezes nem podem se aproximar dos seus queridos.

Ficamos na incerteza, imaginando o que será a vida daqui para frente…

Daí volto na pergunta do Pr. Ed René Kivitz: como está a sua cabeça?

Finalizo com a frase do juiz de MMA, Herb Deen, que costuma dizer para os lutadores: protect yourself, follow the rules…

E que Deus nos guarde e livre de todo mal. N’Ele há saída.

*Nelson Fukuyama é Fundador e Gestor do Dicas Profissionais, para o qual escreve artigos escritos com base suas experiências profissionais.