Newsletter subscribe



Artigos

Em que lugar do Brasil está o melhor emprego para você?

Posted: 16 de março de 2014 às 11:23 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

“Não dá mais para morar nos grandes centros, o trânsito está horrível, a qualidade de vida está cada vez pior, eu e minha família não aguentamos mais essa situação”, é frase que muita gente deixa escapar no dia a dia. “Estou pensando em me mudar de cidade, buscar um emprego em uma região que me dê mais tranquilidade”, continuam.

Será mesmo que isto é verdade? Será que em outras regiões e cidades do nosso País, a situação pode ser considerada melhor?

Sobre esse assunto, no domingo passado li o artigo “Carreiras também dependem do mapa do emprego” de Leonardo Trevisan, professor da PUC, publicado no jornal o Estado de São Paulo. De fato, concordo com ele quanto ao fato de que o lugar e a cidade são fatores importantes para o profissional que considera que emprego “tem muitas conexões, gera sempre expectativas novas e tem mudanças impostas pelo mercado” e, portanto, continua ele “o lugar em que a organização está, ou a cidade “escolhida para fazer carreira”, no sentido da oferta de evolução pessoal”, realmente “importa sim”.

A sugestão dele é o mapa de emprego, que, como ele disse, pode ser o relatório regional do Banco Central do Brasil divulgado em janeiro de 2014. Fui consultar e nele encontrei, por exemplo, dados recentes e as expectativas para cada região.

Começando pela Região Norte, é possível entender que o setor industrial, que teve um “desempenho negativo em 2013, tende a ser favorecido pelo aumento da demanda por produtos fabricados na zona franca de Manaus, em períodos de eventos esportivos”.

Na Região Nordeste, a atividade econômica, com expansão moderada em 2013, apesar das quebras de safras de importantes produtos agrícolas, devido à seca que atingiu o Nordeste pelo segundo ano consecutivo, foi sustentada, em parte, pelo melhor desempenho do setor industrial. Em 2014, espera-se que ela seja favorecida pela recuperação da agropecuária e pelos impactos de investimentos públicos e privados programados.

A Região Centro-Oeste teve a atividade econômica sustentada em 2013 pela agricultura, que sustentou a atividade da indústria e do varejo. Em 2014, estima-se “a manutenção da renda agrícola e melhora no mercado de trabalho, especificamente no comércio em Goiás, e na construção civil em Mato Grosso do Sul e mato Grosso”.

A Região Sudeste foi favorecida, nos meses recentes, pela recuperação da indústria, sobretudo da extrativa, e pela sustentação do ritmo de crescimento do comércio e do setor de serviços. Para 2014, estão previstos “impactos da depreciação cambial sobre exportações e sobre a competitividade da indústria regional, em cenário de manutenção do dinamismo da demanda doméstica, para o que deverão contribuir os investimentos em infraestrutura em andamento”.

Na Região Sul, “o maior ritmo de expansão da atividade econômica da região em 2013 decorreu, principalmente, do acentuado crescimento da produção agrícola, com impactos positivos sobre a renda, o investimento, a demanda local e as exportações. Para 2014, as expectativas quanto ao nível de atividade devem considerar desempenho mais modesto da atividade agrícola e, por outro lado, eventual impacto da recuperação das economias desenvolvidas sobre as exportações do Sul”.

Também é possível encontrar nesse relatório os comentários sobre a expansão de atividades em alguns Estados e em algumas cidades do interior dos Estados, onde o índice de emprego forma tem mostrado um interesse maior pelos profissionais.

Pensando bem esses dados mostrados no relatório valem também para quem está empregado ou até mesmo tem um negócio próprio já que, sem dúvida nenhuma, os negócios da sua empresa estão sempre sujeitos às variáveis econômicas às quais qualquer país passa.

Eu recomendo dar uma lida nesse relatório do Banco Central do Brasil. Veja no endereço abaixo:

http://www.bcb.gov.br/pec/boletimregional/port/2014/01/br201401P.pdf

Boa sorte!

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora e Palestrante do evento online Dicas Profissionais Highlights 2013. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br