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Equipe de trabalho


Por Mariana Parizotto

Trabalhar em equipe é uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente. Embora os profissionais tenham consciência desta necessidade, muitos enfrentam dificuldades em realizar tarefas e desempenhar suas habilidades em conjunto com outras pessoas.

Em primeiro lugar, é preciso compreender o significado do trabalho em equipe dentro da dinâmica empresarial. Entende-se que nestas situações, cada integrante compartilha objetivos e resultados em comum, ou seja, é a somatória de conhecimentos, capacidade de pesquisa e atitudes de cada um dos membros. “A equipe deve ser um ser único que se forma com a união dos esforços”, explica o consultor Sergio Canossa, sócio-diretor da Sercan Treinamento e Consultoria.

O bom desempenho de uma equipe reflete em vários aspectos dentro do ambiente de trabalho, como a produtividade e a efetividade de resultados mais rápidos e eficazes. Diante disso, investir nesta estratégia organizacional torna-se requisito básico, porém não basta reunir um grupo e traçar metas.

Luiz Santos, consultor de franquias da Rede Microlins – Região norte, aponta que na base de uma grande equipe estão pessoas comprometidas e integradas aos objetivos e metas da empresa, “Questione-se sobre qual a cultura organizacional de sua empresa? Qual a missão? Quais os valores?”, aconselha o consultor, e, de acordo com ele, este posicionamento pode evitar equívocos futuros.

Neste aspecto, Sergio Canossa identifica que um dos erros mais comuns cometidos por equipes está ligado a falta de planejamento, “As atividades principais devem ser definidas, bem como sua ordem e responsáveis,os prazos também devem ser estabelecidos”, afirma. Por conta disso, as reuniões são imprescindíveis para distribuir tarefas, traçar estratégias e medir resultados.

Mas para que a equipe seja realmente vencedora e bem sucedida, cada integrante precisa ter bem claro sua função, além disso, alguns pontos devem ser considerados, como a habilidade de se comunicar, saber negociar, respeitar as diversidades de opinião e valorizar suas próprias idéias. O diálogo faz parte dos trabalhos desenvolvidos em equipe, e é a partir dele que as ações são discutidas e elaboradas, “Em uma grande equipe a comunicação é um elo forte entre os membros’, complementa Luiz.

Outro elemento essencial de uma equipe é a atuação do líder, “Uma grande equipe deve começar por um líder consciente de suas responsabilidades, que assuma o papel de gestor das atividades a serem feitas”, diz Sergio. Em síntese, o papel do líder é obter coesão entre as tarefas de cada um dos membros, motivando-os a atingirem os resultados esperados ou propostos e atenderem os prazos combinados.

É válido ressaltar que para uma equipe evoluir, todos necessitam estar entrosados e empenhados em cada tarefa, portanto, não existe espaço para o individualismo. Tanto o sucesso quanto o fracasso serão a responsabilidade de todos, e não de um membro só.

E você? Sabe trabalhar em equipe? Faça o novo quiz e veja se você está agindo corretamente.

*Mariana Parizotto é jornalista da equipe do Dicas Profissionais