Newsletter subscribe



Artigos

Esteja na vitrine em todo tempo

Posted: 2 de junho de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Você quer melhorar a sua posição na empresa e no mercado de trabalho? Então, esteja sempre na “vitrine”. Isso mesmo, você precisa fazer como determinados profissionais que estão sempre em evidência na mídia, na sua categoria, na sua empresa, na sua comunidade social. Eles sabem que estando na “vitrine” a imagem que vendem poderá ajudá-los a atingir posições mais altas ou mais interessantes. Em que você pode se basear ou copiar o exemplo desses profissionais?

1. É importante observar que pelo simples fato de trabalhar em uma empresa de renome já coloca você na “vitrine” e é isso que esses profissionais costumam explorar para estar em evidência, mesmo que eles nem sejam tão bons como falam. Claro que quem tem boas experiências e quem traz bons resultados para a empresa em que trabalham é sempre a melhor exposição para o mercado.

2. Procure aumentar o seu networking no mercado em que você atua. É importante participar de grupos de discussões nas mídias sociais e entidades onde você poderá expor suas ideias, dando opiniões e até mesmo escrevendo artigos que, sutilmente, possam mostrar um pouco da sua experiência para os demais participantes.

3. Participe de atividades de associações da sua categoria. Pesquise a agenda de atividades da entidade, inscreva-se para participar pelo menos uma vez ao mês em reuniões, jantares e outras atividades durante as quais poderá conhecer pessoas novas e que poderá ajudar em indicações para outras empresas e trabalhos. Eventualmente você poderá se inscrever ou ser convidado para ser um palestrante dessas atividades

4. Procure conhecer mais pessoas na sua faculdade, especialmente os coordenadores e professores de cursos pois é sabido que eles sempre sabem onde estão as oportunidades e conhecem pessoas que poderão te interessar.

5. Procure sempre conversar com pessoas de seu relacionamento pois sempre há alguém que conhece alguém que precisa de você ou pode indicar você para empresas interessadas.

Então, você vai ficar na “vitrine”? Tenho a certeza que essas dicas mais a imagem de pessoa positiva que você oferecer poderão ajudar na sua ascensão na carreira e no mercado de trabalho.

Boa sorte!

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.