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Exact Sales oferece requalificação gratuita para desempregados na área comercial
Mais de 12 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. Ao mesmo tempo, empresas sofrem para encontrar gente qualificada para certas funções. É o caso das que buscam pré-vendedores para atuar nos seus departamentos comerciais. Para ajudar a equilibrar a oferta e a demanda na área, a Exact Sales – que desenvolve uma plataforma tecnológica de aceleração comercial – criou um programa de capacitação profissional de pré-vendedores. Originalmente destinado ao aperfeiçoamento dos colaboradores de clientes da Exact Sales, a abrangência do curso foi recentemente expandida também para pessoas que estejam desempregadas. Com um detalhe: para elas, o treinamento é de graça.
“A transformação digital está mudando rapidamente o mercado de trabalho. Entendemos que também é nosso papel atuar na requalificação dos profissionais que estiverem dispostos a encarar esse novo mundo”, diz Théo Orosco, CEO da Exact Sales.
A pré-venda é uma área de apoio à de vendas. É o setor de uma empresa que levanta informações, segmenta os clientes potenciais e os encaminha ao departamento comercial. Embora seja uma prática nova no Brasil, logo conquistou as companhias que fazem vendas complexas — ou seja, cujos produtos ou serviços têm alto valor e em que uma negociação pode levar meses para ser concluída, devido à quantidade de processos e pessoas envolvidas.
O trabalho do pré-vendedor é importante porque filtra os clientes potenciais, permitindo avançar na negociação apenas os que estão tecnicamente prontos e no momento certo para comprar. “Isso aumenta a probabilidade de que os vendedores consigam fechar o negócio no momento seguinte”, diz Orosco. A plataforma da Exact Sales se insere em um segmento conhecido como sales engagement (etapa do processo comercial dedicada ao diagnóstico da situação do cliente e a seu engajamento). Com a pré-venda no foco da sua atuação, a empresa ganhou mercado no Brasil e hoje atende mais de 2 mil empresas.
260 formados, 61 contratados
Batizado de Academia Exact (inscrições aqui), o programa é realizado na modalidade EAD (à distância). Não é necessário ter experiência na área para participar. A dedicação exigida é de 6 horas, sendo 4 horas para as aulas em vídeo e o restante para leituras e exercícios. Para ser aprovado, é preciso conquistar 70% de aproveitamento nas avaliações.
Cumprindo esses requisitos, o aluno é automaticamente incluído em um banco de talentos e qualificado para iniciar seleções para pré-vendedores realizadas pelas empresas clientes da Exact Sales. No conjunto, elas têm aberto, em média, 70 vagas por mês para a função.
O processo envolve uma pré-entrevista com especialistas em Recursos Humanos da Exact Sales, realizada até 15 dias após o fim do treinamento, para identificar o perfil do candidato e do tipo vaga que busca. Na etapa seguinte, os candidatos mais aderentes são encaminhados para as vagas disponíveis. O restante do processo é conduzido internamente pela empresa que estiver contratando.
Entre agosto e novembro, 260 pessoas desempregadas concluíram o programa de formação. Delas, 61 já foram contratadas por clientes da Exact Sales. “O perfil predominante é de mulheres, com até 25 anos de idade, que tenham o Ensino Médio completo ou estejam cursando o Ensino Superior”, diz Orosco. O modelo habitual de remuneração de pré-vendedores é composto por uma parcela fixa e uma parcela variável. O salário base varia, em média, de R$ 1.300 a R$ 1.600, fora as comissões e bonificações por desempenho profissional.
No dia a dia, os pré-vendedores trabalham a partir de listas de clientes potenciais – que podem chegar, por exemplo, pelas ações de marketing digital realizadas pela empresa. Entram em contato com eles, levantam detalhes sobre suas operações a partir de diversas fontes de dados e usam a tecnologia para identificar seus desafios.
Sobre a Exact Sales
Fundada em 2015 pelos empreendedores Théo Orosco e Felipe Roman, a Exact Sales desenvolve plataforma tecnológica de aceleração comercial. Seu software, o Exact Spotter, é utilizado na segmentação e qualificação de clientes potenciais, uma atividade de sales engagement. Adotado por mais de 2 mil empresas, seus clientes são negócios de todos os portes no país, como SAP, BASF, Philips e Thomson Reuters. Responsável por popularizar o termo “pré-vendas” no Brasil, a metodologia criada pela Exact Sales e sua plataforma contribuem para que as empresas melhorem a performance da área comercial, reduzam o custo de aquisição de novos clientes, aumentem o volume de vendas e diminuam os prazos médios de fechamento de negócios. A empresa já captou R$ 21 milhões em investimentos de fundos como Astella, Cventures e Vesper Ventures.
Mais informações em www.exactsales.com.br.